EnglishEspañolPortuguês

Festas juninas: fogos demais pra cachorro!

3 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Som prejudica mesmo a audição deles, bem mais sensível do que a humana. (Foto: Divulgação)
Som prejudica mesmo a audição deles, bem mais sensível do que a humana. (Foto: Divulgação)

O barulho dos fogos de artifícios, soltos a exaustão pela cidade não é um simples incômodo para os animais.

Alegria para alguns humanos e desespero para muitos cachorros e gatos, a invenção chinesa incomoda os animais porque eles  possuem uma audição bem mais sensível do que a nossa. O som prejudica mesmo a audição deles, bem mais sensível do que a humana. Há casos relatados em que cachorros chegam a sofrer ataques cardíacos e morrem por causa do estresse causado por estas comemorações.

O excelente sentido de audição dos cães, por exemplo, os torna mais sensíveis porque eles podem perceber e ouvir sons que para os humanos são inaudíveis, principalmente nas frequências mais altas.

Prevenção

Por isso, quem  tem animal em casa precisa ficar atento e tomar alguns cuidados especiais para proteger os bichos nos próximos dias que estão repletos de comemorações juninas.

Uma dica de veterinários é usar um chumaço de algodão colocado com muito cuidado na entrada da orelha do animal também para ajudar. Mas, cuidado: é preciso lembrar de tirar depois. Caso contrário, isso traz sérios problemas. Também existem  protetores auriculares desenvolvidos  para os animais que podem ser encontrados na internet e em casas especializadas do ramo.

É importante mantê-lo seguro e com placa de identificação com telefones para contato atualizados, caso ele fuja em uma situação de estresse.

Fonte: Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo