EnglishEspañolPortuguês

Estudo comprova que vegetarianos vivem mais e melhor

13 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)

A Ciência já provou que o consumo de carne vermelha, além de cruel, está relacionado a um maior risco de doenças cardíacas, mas, um estudo publicado dia último 3 de junho no JAMA Internal Medicine confirmou a relação entre longevidade e a dieta vegetariana. Algumas evidências já sugeriam que o consumo de carne poderia aumentar o risco de mortalidade, mas a ligação ainda não tinha sido confirmada. Até agora.

A pesquisa envolveu a análise de 73.308 homens e mulheres que foram separadas em cinco grupos de acordo com o consumo alimentar: não vegetarianos, semi-vegetarianos, pessoas consomem peixes e frutos do mar, ovo-lacto-vegetarianos (que consomem produtos derivados do leite e ovos) e veganos (que excluem todos os produtos de origem animal). Os participantes do estudo foram acompanhados por seis anos, e durante esse período os especialistas constataram 2.570 mortes entre os voluntários, sendo que os vegetarianos tinham um índice de mortalidade 12% menor do que os onívoros.

Os resultados mostraram que a dieta vegetariana, sem gordura animal, está associada ao menor risco de doenças crônicas, como síndrome metabólica, hipertensão, diabetes, doença isquêmica do coração e mortalidade por doenças renais. Nos homens, os resultados foram ainda mais favoráveis.

O grupo dos vegetarianos era composto por pessoas mais velhas, com maior nível educacional e muitos eram casados. De acordo com os pesquisadores, eles bebiam menos álcool, fumavam menos, se exercitavam mais e eram mais magros do que os onívoros.

Um estudo anterior conduzido pelo Cancer Institute, no Reino Unido, mostrou que vegetarianos costumam pesar menos de que quem consome carne e os veganos são ainda mais magros que os vegetarianos.

O vegetarianismo tem ganhado muitos adeptos que, além da ética alimentar, buscam através da alimentação evitar o consumo de gordura animal, principalmente da saturada proveniente da carne, reduzindo assim os riscos de doença do coração, nível de colesterol e triglicérides.

Está comprovado: a dieta vegetariana é, além do caminho para uma vida ética e em harmonia com os animais, um benefício para a saúde.

Conheça a pesquisa

Título original: Vegetarian Dietary Patterns and Mortality in Adventist Health Study 2

Onde foi divulgada: periódico Jama Internal Medicine

Quem fez: Michael Orlich, Pramil Singh, Joan Sabaté, Karen Jaceldo-Siegl, Jing Fan, Synnove Knutsen, Lawrence Beeson e Gary Fraser

Instituição: Universidade Loma Linda, EUA

Dados de amostragem: 73.308 pessoas

Resultado: Vegetarianos – sejam eles vegans, ovolactovegetarianos, semi-vegetarianos ou pescovegetarianos – têm, em média, um risco 12% menor de morrer em um período de seis anos do que quem come carne.

Com informações de Terra/O Documento e Veja

Você viu?

Ir para o topo