EnglishEspañolPortuguês

Centro de Zoonoses de Poços de Caldas (MG) é acusado de maus-tratos contra animais

7 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/ R7)
(Foto: Reprodução/ R7)

No Centro de Zoonoses de Poços de Caldas, cidade turística do sul de Minas Gerais, foram feitos flagrantes de maus-tratos a animais. Cerca de 100 animais estão abandonados em baias sujas, a maioria dos cachorros está em condições precárias, magros e com pouco pelo, aparentando extrema fraqueza; alguns não conseguem nem parar em pé. Sem ter o que comer, os cães se alimentam de animais já mortos. Com câmeras escondidas, uma equipe flagrou as cenas de descaso e os depoimentos de funcionários.

Os freezers do CCZ estão abarrotados de animais mortos. Em uma única baia, muitos cães e, no meio deles, o olho claro de um levanta a suspeita de uma doença grave, a cimonose.

Sem saber que estava sendo gravado, um funcionário desabafa “Tá um caos isso aqui, sabe?” Representantes de organizações de defesa dos animais denunciam os maus-tratos e a morte indiscriminada dos animais.

“Já que se propõem a fazer um trabalho, vamos fazer as coisas direito” diz Vera Facci da Associação de Proteção aos Animais, a AAPA.

Os animais mantidos pelo CCZ foram abandonados ou foram resgatados por funcionários do departamento. Todos os animais ao chegarem ao Centro deveriam imediatamente receber um primeiro atendimento, para que fosse feita uma avaliação das condições do animal e posteriormente a separação dos casos mais graves, mas raramente há um veterinário na unidade.

A profissional responsável pelo CCZ precisa se desdobrar para atender animais, cumprir o expediente na Secretaria Municipal de Saúde e eventualmente atender em sua clínica particular, mas um funcionário do CCZ revela que o atendimento na unidade não é prioridade “Já faz uns 15 dias que ela não ta vindo aqui”, diz um funcionário.

A doutora Sheila Patresi, responsável pelo CCZ, explica que o local recebe apenas animais que oferecem riscos à saúde pública. Ela garante que os cachorros são bem alimentados “Nós temos um contrato com uma casa de ração, onde foi feita uma compra emergencial, até sair a licitação dessa ração”, mas não é o que dizem os próprios funcionários “Essa comida aqui é de má qualidade”.

A filmagem flagra um cachorro se alimentando de outro cão que já está morto, “Tem cachorro que come. Se deixar ele come inteirinho, só deixa os pés do cachorro, come todo o osso”.

Para Rosena Moreira da AAPA isso é um indicio de que os animais estão sendo mal alimentados. “Para o animal chegar a essas condições é porque ele está carente de alimentação”, disse.

Após o flagrante, a chefe do CCZ abriu as portes para a equipe que encontrou um ambiente bem diferente, funcionários fazendo a limpeza e abastecendo as baias com ração. A diretora afirma que está prevista uma reforma completa no local nos próximos meses, além de mais investimentos. Ela alega que são poucos os interessados em adotar animais do Centro.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo