EnglishEspañolPortuguês

Ave rara, ameaçada de extinção, é encontrada em Itaiópolis (SC)

6 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Germano Woehl Junior / Divulgação)
(Foto: Germano Woehl Junior / Divulgação)

Uma raridade da biodiversidade da Mata Atlântica foi encontrada em uma reserva Odir Zanelatto, na cidade de Itaiópolis (SC) neste fim de semana. Um jovem exemplar de Spizaetus ornatos, ou gavião-de-penacho, foi fotografado pelo casal fundadores do Instituto Rã-bugio, de Jaraguá do Sul, Elsa e Germano Woehl. Os ambientalistas são conservadores da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Odir Zanelatto, localizada nas cabeceiras do rio Itajaí.

Segundo Elza, a mesma espécie já tinha sido observada pelo casal em 2010, mas essa foi a primeira vez que eles conseguiram fotografar o gavião. A ave está na lista oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como ameaçada de extinção na Mata Atlântica.

— Vimos ele perto de uma gralha amarela, que é um de seus alimentos. Depois saiu voando e pousou em uma árvore, foi quando conseguimos fazer os registros —, relata Elza.

O gavião-de-penacho se reproduz somente a cada três anos e tem apenas um filhote por vez.

— Acreditamos que esse jovem gavião que foi fotografado esta semana seja filho daquele que vimos em 2010, que já era um adulto —, avisa.

Elza alerta também que por ser uma ave de rapina sofre com perseguição.

— As pessoas acham que eles vão comer os animais domésticos. Por isso que é importante preservar as florestas. Com mais espaço tem mais animais para eles comerem e manterem o equilíbrio —, destaca.

Este gavião é reconhecido pelo penacho em cima da cabeça e chega a medir 67 centímetros. Ele se alimenta de outras aves menores, mamíferos (ratos, gambás, serelepes, quatis e porcos-espinho) répteis (lagartos, cobras, sapos), que captura tanto no solo quanto nos galhos da copa das árvores.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo