EnglishEspañolPortuguês

Pato sem pata esquerda ganhará prótese de silicone nos EUA

28 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Facebook
Foto: Divulgação/Facebook

Um grupo de cientistas tem trabalhado em uma prótese 3D para o pato Buttercup. O animal nasceu em novembro de 2012, mas ele não era como os outros patinhos, porque seu pé esquerdo nasceu virado para trás.

Quando seu tratador percebeu que não tinha como recuperar a pata deformada, Buttercup foi transferido para o Feathered Angels Waterfowl Sanctuary, um santuário de animais no Tennessee, nos Estados Unidos.

Mike Garey, o proprietário do santuário, logo percebeu que algo precisava ser feito. Segundo Garey, o pé deformado de Buttercup fazia com que o pato sentisse muita dor e fizesse cortes constantemente, que infeccionavam a pata.

Buttercup teve, então, sua pata amputada em fevereiro. Foi quando Garey percebeu que o pato precisaria de uma prótese para conseguir andar sem dificuldades. A companhia de impressão 3D NovaCopy concordou em doar seus serviços para ajudar Buttercup a ter uma pata novamente.

Com fotos do pé esquerdo de Minnie, irmã de Buttercup, os pesquisadores projetaram uma nova pata esquerda para o pato. A empresa fez um molde que será usado para produzir um pé de silicone, um material especial, já que os plásticos usados atualmente em impressoras 3D não poderiam formar um pé flexível para Buttercup, que ficará preso ao pato por uma bainha de silicone.

Buttercup deve ganhar sua prótese dentro de no máximo duas semanas, quando o design da prótese ficará completo. É possível acompanhar a história do animal em sua página do  Facebook.

Fonte: Exame Info

Você viu?

Ir para o topo