Austrália acusa Japão de esconder a sua caça comercial de baleias em nome da ciência


Por Luziana Alves (da Redação)

Foto: Sea Shepherd Austrália / Eliza Muirhead
Foto: Sea Shepherd Austrália / Eliza Muirhead

A Austrália acusou nesta quarta-feira o Japão de caçar baleias por motivos comerciais, sob o pretexto de fazer por razões científicas, por motivo da celebração em Haya, na primeira sessão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), dedicado a essa disputa entre os dois estados.

“O Japão pretende cobrir sua atual caça comercial com a ciência jaleco”, disse um dos advogados do governo australiano, Bill Campbell, perante os juízes da CIJ.

Todo ano, o Japão caça centenas de baleias no Oceano Antártico, apesar de ter concordado, sob pressão dos Estados Unidos, uma moratória internacional sobre a caça comercial em 1986. Tóquio diz que está realizando uma pesquisa científica fundamental, permitida sob um tratado sobre a caça em 1946, para determinar se os números de baleias estão se recuperando.

No entanto, a Austrália, que conta com o apoio da Nova Zelândia, diz que o argumento científico é apenas um ardil para permitir que o Japão possa realizar o seu verdadeiro objetivo, que é a caça comercial de baleias.

O procurador-geral da Austrália, Justin Gleeson, disse que a pesquisa japonesa começou justamente quando a proibição da caça comercial entrou em vigor e afirmou que a caça continuou através da utilização de “barcos similares, equipes similares e técnicas similares.” “O Governo do Japão viu a caça científica como uma forma de burlar a moratória”, expressou.

O vice-ministro das Relações Exteriores japonês Koji Tsuruoka, defendeu o programa de caça científica no Japão e disse que é legal. “O Japão tem orgulho de sua tradição de viver em harmonia com a natureza e de utilizar os recursos de vida, respeitando a sua sustentabilidade”, afirmou.

Os ativistas do meio ambiente, presentes em La Haya, por sua vez, buscam uma decisão que deveria pôr fim à caça às baleias no Oceano Ártico. “Temos feito campanha para esta causa durante dez anos”, disse Geer Vons, diretor do grupo Sea Shepherd Holanda, grupo que se opõe totalmente a caça. “Se a Austrália vencer, não teremos de viajar para o Oceano Ártico para monitorar a situação”, disse ele.

Eles acreditam que a ciência não pode ser usada como um pretexto para justificar a caça comercial. “A caça comercial de baleias, seja realizada de forma aberta ou oculta, em nome da ciência, é uma prática ultrapassada e cruel, que não produz nenhum valor científico”, disse o diretor do programa de baleias do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, Patrick Ramage.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>