EnglishEspañolPortuguês

Ninho de coruja altera cronograma de obras em viaduto de Jundiaí (SP)

27 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
 Ave botou quatro ovos, mas só dois vingaram (Foto: Fernando Maia/Rota das Bandeiras)

Ave botou quatro ovos, mas só dois vingaram (Foto: Fernando Maia/Rota das Bandeiras)

Após encontrarem um ninho de coruja dentro de um buraco em um viaduto, no km 64 da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, em Jundiaí (SP), a concessionária que administra o trecho decidiu alterar o cronograma de obras de reparos na via. A mudança foi feita para não atrapalhar a procriação da ave.

No local, uma coruja da espécie tyto alba, popularmente conhecida como coruja-de-igreja, colocou quatro ovos. Relativamente comum no Brasil e em toda América do Sul, a espécie tem como uma de suas curiosidades o rosto em forma de coração.

O ninho foi encontrado há cerca de 30 dias pelos funcionários da concessionária. Essa semana dois dos ovos vingaram e agora a coruja tem dois filhotes para cuidar. Os animais ainda ocupam um espaço existente na parte interior do viaduto, onde está instalado o ninho.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, os profissionais da empresa vão esperar até que os dois filhotes possam voar para que deixem o local e comece a recuperação no trecho. Por enquanto, os integrantes trabalham na parte externa do viaduto, invertendo o planejamento inicial das obras.

A coruja-de-igreja é considerada importante para as cidades, já que ela se alimenta de roedores. “A alteração do programa de obras foi fundamental. Caso continuássemos com os trabalhos, a coruja adulta abandonaria os ovos e não teríamos os filhotes”, explica Ronaldo Brasil Jungers, tecnólogo em gestão ambiental da concessionária.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo