EnglishEspañolPortuguês

A educação semelhante de cães, gatos e animais humanos

27 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Os gatos e os cães são lambidos pela mãe, os bebês são lavados com água ou toalhinhas. Modernices à parte, as fêmeas cuidam das suas crias de forma semelhante.

Funny kitten
Foto: Divulgação

Todos os animais têm crias para garantir a sobrevivência da espécie, mas nem todos cuidam delas. A maior parte dos répteis, por exemplo, limita-se a encontrar um local seguro para colocar os ovos e desaparece – alguns lagartos e cobras guardam o ninho contra predadores, mas depois de os ovos se partirem deixam de proteger as crias. Não é o que acontece com os animais, principalmente mamíferos, como cães e gatos.

“Os cuidados parentais são fundamentais logo após o nascimento”, explica Liliana de Sousa, etóloga (cientista do comportamento animal) no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto (Portugal).

Nos animais domésticos, há um vínculo entre a mãe e as crias que perdura até estas atingirem a maturidade sexual. Esta é uma das semelhanças entre a forma como os cães e os gatos tratam das crias e as pessoas cuidam dos seus bebês.

Fonte: Sábado PT

Você viu?

Ir para o topo