EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de pato são mortos durante competição de remo

26 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Danusia Alves (da Redação)

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Remadores na Universidade de Cambridge foram acusados de matar com seus remos filhotes de patos de 3 semanas, durante as competições universitárias conhecidas como “Trombadas de Maio”. As informações são do Daily Mail.

O evento anual no rio Cam convoca graduandos de universidades rivais para baterem seus botes uns nos outros, e assim chegar ao primeiro lugar.

Residentes locais, no entanto, reclamaram que os botes estavam passando por cima de grupos de patos jovens.

Lee Culley, 44, que mora em um barco no rio disse que testemunhou pelo menos dois filhotes de patos serem mortos durante uma corrida.

Ele também disse que viu outros pássaros mortos e uma pata procurando seus filhotes. “Foi nojento”, afirma. “Eles aceleravam para cima dos patos apesar de eu ter gritado com eles, avisando que os patos estavam no caminho”.

“Eles continuaram seguindo e os remos bateram no grupo de patos, matando dois. Os patos tinham apenas 3 semanas de vida. Um outro morreu no dia seguinte, e sua mãe continua voltando ao meu barco, à procura de seus filhos. Estou preocupado pela vida selvagem. Não há mais muitos deles aqui no rio porque há muitos remadores”.

As “Trombadas de Maio” aconteceram este ano durante 3 dias, de quarta à sexta-feira.

O Clube de Barcos da Universidade de Cambridge, que promove o evento, disse: “Tomamos todas as precauções para que o distúrbio à vida selvagem seja o menor possível, e para que os patos e outras aves aquáticas fiquem longe do caminho dos barcos. Na verdade, a largada da divisão masculina na quarta-feira foi atrasada em 15 minutos por causa de uma família de patos, que foi levada para longe do perigo.

Lamentamos muito ao ouvir sobre o incidente visto pelo senhor Culley, e agora seremos ainda mais vigilantes. A comunidade de remadores, os barqueiros do grupo Conservadores do Cam e a associação de Direitos dos Animais de Cambridge se encontraram e formaram o Grupo de Usuários do Rio Cam para discutir questões relacionadas ao uso do rio e sua vida selvagem”.

As “Trombadas” começaram por volta de 1820 como uma maneira de permitir que diversos grupos de remadores de universidades pudessem competir ao mesmo tempo no rio estreito.

Ao invés de remarem um ao lado do outro, as equipes são espalhadas ao longo de um trecho do rio, com uma distância de 27 metros entre seus botes.

O objetivo das “trombadas” é alcançar e trombar com a equipe da frente, sem ser atingido por trás por outro barco.

Você viu?

Ir para o topo