EnglishEspañolPortuguês

Convivência com animais também traz benefícios à saúde

26 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Ter um animal doméstico em casa pode ser melhor do que remédio e terapia juntos. Isso porque um cão, gato ou outro bichinho é capaz de deixar o tutor mais feliz, otimista, ativo e menos solitário.

Além disso, os animais domésticos podem fazer bem para o coração (pressão arterial e circulação sanguínea), sistema imunológico, hiperatividade, depressão, postura e alergias. O psiquiatra Daniel Barros e a veterinária Silvia Ricci explicaram os benefícios de ter um animal doméstico como companheiro diário e qual é o mais indicado para cada tipo de tutor e família. Em alguns casos, até animais de grande porte podem ajudar, como cavalos e botos.

Sua saúde x do animal

Animais seguem os tutores em vários aspectos: costumam saber quando a pessoa está triste ou feliz e podem ser os melhores companheiros. Mas é importante saber que a saúde deles também é determinante para a sua.

Um animal com a saúde debilitada, por exemplo, pode ser incapaz de desempenhar as funções de convívio social, vínculo afetivo e companhia que você espera. Ele pode, ainda, se tornar ficar estressado. Por isso, mantenha seu animal sempre bem e saudável.

Dicas para benefício mútuo

1 – Seja tolerante com seu animal e ensine-o a ser tolerante com o seu carinho
2 – Não abra exceções se criar uma regra na educação dele
3 – Cuidado com a bronca: prefira usar reforços positivos, como elogios, recompensas com biscoitos, etc
4 – Conheça a espécie. Isso pode ajudar a você agradar mais ao seu animal
5 – Mantenha as vacinas do seu bichinho em dia

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo