EnglishEspañolPortuguês

Cientistas batizam nova espécie de mariposa em homenagem ao Sol

26 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Mariposa 'Stenoloba solaris' macho (Foto: Divulgação/'Zookeys')
Mariposa ‘Stenoloba solaris’ macho (Foto: Divulgação/’Zookeys’)

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de mariposa na China com padrões de manchas peculiares nas asas. Pela beleza de pequenas manchas alaranjadas que, para os cientistas,  lembram o Sol nascente, eles batizaram o inseto de Stenoloba solaris.

A descrição do animal foi publicada na revista científica online “Zookeys”, na última semana. A espécie pertence à família Noctuidae, que reúne mariposas com o corpo considerado robusto, segundo a pesquisa.

A família é uma das mais numerosas entre as mariposas, aponta o estudo. São cerca de 35 mil espécies conhecidas; a estimativa dos pesquisadores é que outras 65 mil espécies não tenham sido descobertas, o que totaliza aproximadamente 100 mil espécies das Noctuidae, no total.

“Durante uma expedição no verão para a região de Yunnan [na China], coletamos um espécime desconhecido do gênero Stenoloba“, disse o pesquisador Oleg Pekarsky, um dos responsáveis pela descoberta, ao site da “Zookeys”.

“Apenas um macho foi capturado na província de Yunnan, em uma região de montanhas remotas. O animal foi encontrado no vale de um rio próximo à área das montanhas”, completou Pekarsky.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo