EnglishEspañolPortuguês

Câmara aprova projeto que propõe trocar carroças por "cavalo de lata"

26 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Salvador (BA) aprovou por unanimidade um projeto que propõe a criação do “Programa Cavalo de Lata” – carrinho elétrico ou de pedal – para substituir veículos de tração animal em coletas de material reciclável nas ruas de Salvador. O autor da proposta é o vereador Marcell Moraes (PV), que sugere parcerias com cooperativas de coleta seletiva da capital para que o projeto seja implementado.

Na avaliação de Marcel Moraes, o uso do “cavalo de lata” em substituição às carroças possibilitará avanços nas mais distintas áreas. Ele pontua que a ideia vai acabar com os maus-tratos aos cavalos que são explorados em carroças. “São muitos os casos de animais que morrem ou ficam inválidos devido ao peso das cargas. Além disso, a ideia é possibilitar uma coleta de material reciclável mais eficiente, colaborar com o trânsito da cidade, valorizar os profissionais catadores e entidades, além de evitar transmissão de doenças que são provocadas pelas fezes e urinas dos animais nas ruas”, explica.

O vereador esclarece que o seu projeto não vai proibir instantaneamente o uso de carroças na cidade, mas propõe a criação de um novo programa de coleta a ser implementado em Salvador, através de uma parceria entre a prefeitura municipal, cooperativas e catadores individuais. “Trata-se de uma ideia sustentável, de proteção aos animais e de responsabilidade social e econômica”, completa o vereador.

Fonte: Tribuna da Bahia

Você viu?

Ir para o topo