EnglishEspañolPortuguês

Toronto bane a venda de cães e gatos em pet shops

25 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Amary Nicolau (da Redação)

Foto: Timo Jaakonaho/ The Canadian Press
Foto: Timo Jaakonaho/ The Canadian Press

O Conselho Municipal de Toronto, no Canadá, votou pelo fim da venda de cães e gatos nos pet shops da cidade na última quarta-feira, tornando-se a segunda cidade do país a fazê-lo. As informações são do jornal canadense CityNews Toronto.

“Você não poderá mais comprar cães em uma loja de animais”, disse o vereador Glenn De Baeremaeker.

Glen apresentou a proposta pelo fim das vendas de cães e gatos em pet shop em maio, argumentando que muitos dos animais à venda nessas lojas são provenientes de fábricas de filhotes.

“A crueldade animal tem que parar”, acrescentou Glen.

No início deste ano, o conselho votou para restringir a venda de cães e gatos em pet shops desde que provenientes de abrigos, CCZ  e criadores certificados.

Atualmente, nenhum cão ou gato poderá ser vendido em pet shop, não importando a procedência

Toronto se torna a segunda cidade canadense à restringir a venda de animais em pet shops. A cidade de Richmond, da província de Brithish Columbia, passou a proibir a venda de cães e gatos em pet shops desde 2010.

Um pet shop já havia adotado anteriormente essa política de conduta.

“Optamos por não vender gatos ou cães”, disse o gerente da Menagerie Pet Shop, Kaelo Gallagher.

“Nós não acreditamos que uma loja de animal de estimação é um ambiente saudável para cachorros e gatos. Eles precisam de espaço e de exercício. Nós sabemos que muitos dos cães que entram em lojas de animais vêm de fábricas de filhotes,” acrescenta Kaelo.

O conselho ainda definiu que as lojas podem ceder espaço para abrigar animais resgatados e promover a adoção de animais.

Os opositores da lei municipal dizem que, se os clientes não podem conseguir o que querem em uma pet shop de Toronto, eles irão a procura de cães e gatos em lojas de outras cidades.

Nota da Redação: “Fábricas de filhotes” são lugares destinados à reprodução para o comércio de animais em massa, estando o lucro em um patamar mais elevado que o bem-estar do animal. Os animais procriadores vivem em terríveis condições. Geralmente passam a vida em gaiolas pequenas e sujas, sem o contato com pessoas. Passam fome, não recebem atendimento veterinário e são vistos como coisas, vivendo em situação deplorável. As fêmeas procriam a cada cio e quando não conseguem mais atender a demanda são descartadas como lixo, e outro animal é colocado em seu lugar. A venda de animais por si só, seja ela em pet shops ou canis/ gatis, transforma animais em mercadoria,  em objeto negociável. Não apenas cães e gatos, mas quaisquer animal merece ser tratado como um ser senciente, e não como fonte de lucro.

Você viu?

Ir para o topo