EnglishEspañolPortuguês

Diretor de Bem Estar Animal nega repasse mensal de verba à ONG de proteção animal

24 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O diretor de Bem Estar Animal de Blumenau, em Santa Catarina, Eliomar Russi, publicou um comunicado afirmando que deixaria de repassar a verba de R$ 3 mil reais mensais para a Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu) porque, aparentemente, a ONG não apresentava as notas fiscais na íntegra.

Segundo Bárbara Lebrecht, uma das fundadoras, o convênio foi firmado em junho de 2012 e o contato com a prefeitura os orientou a usar o dinheiro com atendimentos veterinários, vacinas e ração, apresentando mensalmente os recibos para a Secretaria de Saúde. E era justamente isso que a entidade fazia.

Contudo, com a troca de governo, a funcionária que intermediava o contato da ONG com a prefeitura foi substituída e a contabilidade da Secretaria de Saúde pediu a apresentação retroativa da nota fiscal de cada cheque. Como a exigência cai no ano fiscal de 2012, não é mais possível tal apresentação.

Bárbara afirma que foi acordado com o contador da Secretaria que uma nota total com os gastos com todas as clínicas veterinárias seria apresentado no final do convênio, mas o último repasse de maio ainda não veio. “Assim que vier o repasse e eu pagar a ultima clinica, peço a ultima nota e apresento tudo detalhado, conforme foi pedido”, afirma Bárbara.

Mas, esse atraso de repasse, Eliomar Russi parece ter ‘esquecido’ de mencionar em sua nota.

Voluntários de ONGS como a Aprablu dedicam suas vidas para ajudar animais abandonados na rua, resgatar ninhadas inteiras e pagar do próprio bolso para garantir a segurança de um animal, enquanto a Diretoria de Bem Estar Animal tem, segundo vários relatos, despejado animais nas casas de voluntários por não ter verba fazendo com que os mesmos – muitas vezes sem condições financeiras – assumam o ônus que é de responsabilidade da Saúde Pública.

O diretor em questão assumiu compromissos que ele mesmo não honrou. O mesmo Eliomar também já se valeu da Vigilância Sanitária para causa transtornos na residência de voluntários.

Fonte: Blumenews

Você viu?

Ir para o topo