EnglishEspañolPortuguês

Construção de estrada e hidrelétrica ameaça biodiversidade de Parque

24 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: ICMBio / Parque Nacional do Iguaçu
Foto: ICMBio / Parque Nacional do Iguaçu

Cerca de 150 pessoas participaram de um ato público na manhã deste domingo (23), no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Entidades e ambientalistas protestaram em defesa ao meio ambiente. O grupo entregou panfletos em quatro idiomas para explicar aos turistas o motivo da manifestação.

“Uma série de pessoas vieram até o parque fazer a defesa da manutenção do Parque Nacional do Iguaçu, que está com a integridade ameaçada com a abertura da Estrada do Colono”, disse o presidente da Associação de Defesa e Educação Ambiental de Foz do Iguaçu (ADEAFI), André Alliana.

André afirmou que com a abertura da estrada, uma das áreas mais sensíveis do parque será afetada. “Vai acabar com 5% do parque. O problema é que é 5% bem ao meio do parque. Os animais vão acabar deixando de transitar nesse espaço. Acaba tendo a perda de uma biodiversidade muito grande”, complementou.

Sobre a Usina do Baixo Iguaçu, ele disse que a preocupação é como o processo construtivo, não vai impactar o parque, já que está a 500 metros da reserva.

“A usina é uma ameaça principalmente na sua construção. E como construir uma usina desse porte a 500 metros do parque? A quantidade de equipamento, gente, maquinários, e dessa distância? Obviamente que o empreendimento desse tamanho é algo que vai impactar”, assegurou.

Foto: ICMBio / Parque Nacional do Iguaçu
Foto: ICMBio / Parque Nacional do Iguaçu

Alliana também informou que as entidades e ambientalistas vão continuar fazendo atividades para chamar a atenção das autoridades até que os problemas sejam resolvidos.

Fonte: CBN Foz

Você viu?

Ir para o topo