EnglishEspañolPortuguês

Filhote de suçuarana é resgatada na Amazônia

23 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Filhote de apenas 5 meses vivia como animal doméstico e foi resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres. (Foto: Cetas)
Filhote de apenas 5 meses vivia como animal doméstico e foi resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres. (Foto: Cetas)

Uma suçuarana fêmea de cinco meses foi resgatada em cativeiro no interior do Amazonas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez o resgate do bicho, que estava sendo tratado como animal doméstico.

O felino não poderá voltar ao seu habitat natural porque já passou por cativeiro, o que impossibilita sua sobrevivência fora dele.

Gretchen, como a filhote foi batizada agora ganhou um lar provisório, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Rondônia e aguarda que um zoológico ou alguma instituição especializada a adote.

A oncinha é alimentada com duas porções de 200 gramas de carne misturada com leite ao dia. Quando ela estiver maior, a partir dos seis meses, o leite será excluído e ela será somente carnívora.

Há cerca de um ano houve um caso parecido no Cetas, centro implantado pela usina Santo Antônio Energia. Uma outra suçuarana macho, batizada de Dodge, foi encontrada pelo Ibama a partir de uma denúncia. Hoje o animal se alimenta com seis quilos de carne por semana, sendo divididas em três porções diárias – e seu peso é de mais de 30 quilos.

Fonte: Último Segundo

Nota da Redação: Este animal é mais uma vítima da ignorância humana, que insiste em querer aprisionar seres que deveriam viver livres na natureza. Foi retirado de seu habitat natural, levado para um cativeiro e agora deverá viver o resto de sua vida preso. Este crime grave não pode ficar impune.

Você viu?

Ir para o topo