EnglishEspañolPortuguês

Após pressão popular, prefeito volta atrás em suspensão de verba para ONG de proteção aos animais

23 de junho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Pietra (da Redação)

Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

O prefeito de Sabará (MG), Diógenes Fantini divulgou em nota a revogação da decisão de suspender a parcela de R$ 15 mil da verba destinada á Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (ASPAN). A declaração foi lida durante o programa Chamada Geral, da radio Itatiaia, na tarde de quinta-feira (20).

A prefeitura do município optou por suspender o recurso repassado há 12 anos para a associação, que resgata, presta atendimento veterinário e encaminha os animais abandonados de Sabará para adoção. Apesar do trabalho de cuidar dos cães ser obrigação do poder público, a atual administração havia declarado que o repasse não mais seria realizado.

Em março de 2013 a prefeitura já havia indeferido o pedido da ASPAN para a liberação do recurso mas, após a entidade provar que a justificativa apresentada não era sustentável, o processo havia sido reaberto pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde aquele período, há quase três meses, ele está sobre a mesa do atual prefeito aguardando a liberação.

Segundo a vice-presidente e fundadora da Aspan, Vera Lúcia Ferreira Pinto, a suspensão do repasse para a organização foi motivada por uma disputa política. “Meu filho foi secretário na gestão anterior e sou cunhada de um antigo adversário do atual prefeito. Acredito que a verba não está sendo repassada por uma perseguição política”, argumentou Vera.

A ONG abriga hoje cerca de 123 cães resgatados do abandono que, se não recebessem o auxílio municipal, seriam devolvidos às ruas da cidade.

“A verba é usada para comprar ração e medicamentos para os animais. Sem a verba, a ração está no fim e não vamos deixar os cães morrerem de fome dentro do abrigo. Não temos como manter os animais e aí a alternativa é devolvê-los às ruas da cidade”, ressaltou Vera. Um protesto e caminhada até o prédio da Prefeitura havia sido organizado para o último sábado, 22 de junho, às 9 horas, saindo da Praça no Melo Viana, Centro Histórico de Sabará, com a presença de voluntários da proteção animal de várias ONGs, representantes da ONG Movimento Mineiro de Defesa dos Animais e de outras entidades de Belo Horizonte, Caeté e Lagoa Santa, além de dezenas de animais que estão no abrigo. Com o anúncio da decisão do prefeito de repassar a verba, a manifestação foi cancelada.

Situação do abrigo

Segundo Vera, todas as cadelas abrigadas na ONG estão castradas e todos os animais, machos e fêmeas, estão vermifugados, vacinados e com exame de leishmaniose negativo. Os animais foram recolhidos das ruas doentes, receberam tratamento e, após curados, permanecem no abrigo até a adoção. A ASPAN realiza diversas feiras de adoção, inclusive em shoppings de Belo Horizonte.

A ONG presta contas dos seus atos e está com a documentação atualizada. Em 12 anos de trabalho, a Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (ASPAN) esterilizou aproximadamente 12 mil cães. Com isso, estima-se que mais de 300 mil animais deixaram de nascer em Sabará nesse período.

O projeto colabora para a diminuição do número de cães nas ruas e, consequentemente, para o surgimento de doenças que infectam animais humanos e não humanos. Além de recolher, tratar, vacinar, vermifugar e castrar os animais, a ASPAN promove campanhas de adoção dos animais. Outro serviço prestado pela entidade é a consulta, orientação e distribuição de medicamentos gratuitamente aos tutores de animais que, comprovadamente, não têm condições financeiras de adquiri-los.

O abrigo da ASPAN foi construído pela vice-presidente Vera Ferreira em sua propriedade particular, com recursos próprios, além de uma clínica veterinária e um canil para animais doentes e abandonados. Para conhecer melhor a organização, acesse sua página oficial no Facebook.

Você viu?

Ir para o topo