EnglishEspañolPortuguês

I Encontro de Educação e Direito Animal: por uma valorização da vida

22 de junho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Matheus Croco
[email protected]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos dias 2 e 3 de Agosto, Limeira (SP) estará sediando um evento em prol da causa animal/ambiental.

Além de palestras, oficinas e exposições fotográficas estarão acontecendo nestes dias no Teatro Nair Belo no Parque Cidade.

O Homem, desde sempre, idealizou subjugar a Natureza, no sentido de conhecer e controlar seus processos. Nessa busca, as sociedades acabaram por desenvolver relações perversas com os demais organismos vivos de nosso planeta. Maus-tratos, tráfico, exploração, dentre outras atividades perversas, foram se naturalizando ao longo do tempo, e têm se tornado uma constante nos dias atuais. Nesse aspecto, estabelecemos relações contraditórias em nosso cotidiano, ora domesticando algumas espécies – e criando laços afetivos com as mesmas, ora fazemos parte do processo de consumo e exploração de outras. Essa relação contraditória tomou grandes proporções, consolidando-se como costume enraizado em nossa cultura, passando quase que despercebida em nossas relações cotidianas. Para que essa relação seja tratada de forma mais ética e coerente, novos caminhos têm sido trilhados na busca pela valorização da vida. Caminhos que, por vezes, não são suficientemente notados ou difundidos, necessitando de uma maior exposição à todos, simpatizantes ou não com a causa da proteção animal/ambiental. Contudo, podemos notar que nossa sociedade cada vez mais vem reconhecendo o direito à vida dos seres que habitam este planeta e com isso, o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse assunto se faz urgente. No entanto, somente será funcional diante de um prévio conhecimento básico a respeito dessas questões.

Indagações como: Quais são os direitos dos animais em nossa sociedade?; Esses direitos se estendem a todas as espécies de animais?; Como fica a questão dos direitos animais para aqueles não são considerados animais “domésticos”?.

Tais indagações, por vezes, não são levantadas no meio daqueles que se intitulam enquanto “protetores”. Nesse aspecto, é válido lembrar a conexão existente entre todos os seres que habitam este planeta, animais (domesticados ou não), flora e o próprio homem, seres estes que estão sujeitos às mesmas dinâmicas do sistema-mundo.

As ações de qualquer agente de nosso planeta podem alterar, de forma irreversível, os diversos ecossistemas conhecidos. E o que isso tem a ver com nosso cotidiano?

São essas e outras questões que esse evento pretende abordar, ou seja, possibilitar ao participante compreender seu lugar e peso de suas ações no mundo, fornecer aparato argumentativo embasado em leis vigentes, além de proporcionar uma perspectiva relacional entre Educação Ambiental e Direito Animal, sob um novo olhar, tendo por base um modo de vida vegano.

Organização Coletivo Conexões.

Programação

Sexta-feira -02/08/2013

18h30 – 19h00 – Credenciamento/Assinatura da Lista de Presença
19h00 – 19h30 – Abertura Oficial / Exibição do Vídeo “O Homem que plantava árvores”
19h30 – 19h40 – Apresentação do evento pelos organizadores
19h40 – 20h00 – Palavra ao Representante do Órgão Público Secretaria do Meio Ambiente
20h00 – 21h00 – Palestra de Abertura com Fábio Chaves (do Site Vista-Se)
21h00 – 21h40 – Apresentação das Instituições e Grupos de Proteção Animal de Limeira
21h40 – 22h00 – Exposição Fotográfica “Por uma valorização da vida”

Sábado – 03/08/2013

08h30 – 09h00 – Credenciamento/Exposição Fotográfica “Ver incomoda?”
09h00 – 10h15 – Palestra “Noções de Comportamento Animal” / Visão de utilidade pública – Palestrante: Rogério Sandoval Silveira – Consultor de Treinamento de Cães e Comportamento
10h15 – 10h30 – Sorteio de Brindes
10h00 – 11h30 – Palestra “Diretriz de Educação Ambiental: Fauna e Flora” – Palestrante: Matheus Felício (Croco) – Biólogo e Pesquisador Independente sobre Educação Ambiental . Atuante em Proteção e Resgate de Animais. Fundador da Equipe Pata de Capivara
11h30 – 12h00 – Microfone aberto para o público
12h00 – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h45 – Palestra “Direitos Animais” – Palestrante: Sérgio Greif – Biólogo e Mestre em Alimentos e Nutrição. Membro Fundador da Sociedade Vegana
14h45 – 15h00 – Coffee Brindes
15h00 – 16h15 – Palestra – Diretriz Capitalismo e Produção Alimentar – Palestrantes: Amanda Cristina Stefan – Historiadora e Pesquisadora independente sobre Defesa e Libertação Animal no Grupo GEDA/Limeira-SP; André Aparecido Malavazzi – Geógrafo/Mestre em Geografia e Pesquisador Independente sobre Educação Ambiental
16h15 – 17h30 – Oficina de Culinária Vegana
17h30 – 18h00 – Encerramento

Maiores informações na página do evento no Facebook.

Você viu?

Ir para o topo