EnglishEspañolPortuguês

Vereadora aprova seis projetos em defesa dos animais, em Salvador (BA)

20 de junho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Ana Rita vistoria veículos na garagem da SMS. (Foto: Wagner Ferreira)
Ana Rita vistoria veículos na garagem da SMS. (Foto: Wagner Ferreira)

A vereadora Ana Rita Tavares (PV) conseguiu aprovar mais seis projetos na Câmara de Salvador (BA) na busca por uma política pública de atenção aos animais. Entre eles estão as indicações para que a prefeitura implante o Castramóvel, um Crematório Público, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samuvet), um programa de vacinação antiviral, além de reservar cotas de publicidade para campanhas de educação humanitária e de educação no trânsito para prevenção de atropelamento de animais.

A esses seis projetos de indicação, a vereadora do Partido Verde soma os já aprovados projetos de indicação dirigidos ao prefeito de Salvador para a criação de um hospital público veterinário, da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) e o que ela indica ao governador do Estado para criação de uma Delegacia Especial de Atenção aos Animais.

“Ter aprovados nove projetos considerados estruturantes para a causa animal em Salvador é algo a se comemorar, mas temos que colocá-los logo em prática, pois é dessa maneira que os protetores me cobram diariamente”, diz Ana Rita. Ela diz contar com a compreensão e ajuda do prefeito ACM Neto para viabilizar logo as iniciativas, “pois são mais de 100 mil animais sofrendo e adoecendo nas ruas, o que é uma questão de saúde pública”, completa.

Castração nos bairros

O projeto do Castramóvel prevê a criação de uma unidade móvel de castração de cães e gatos, principalmente nos bairros com população de baixa renda, onde os animais procriam sem qualquer tipo de controle. Segundo Ana Rita, um ônibus já foi reservado pela Secretaria Municipal de Saúde para essa finalidade, mas falta uma definição da Prefeitura sobre quando o veículo estará adaptado para as cirurgias e começará a circular nas ruas.

“O prefeito ACM Neto tem sido muito receptivo à nossa causa e afirmou pessoalmente, no encontro que realizamos entre ele e os protetores de animais da cidade, que o Castramóvel estará nas ruas ainda este ano”, garante a vereadora. “Agora cobramos uma definição do secretário de Saúde sobre quando esse veículo vai estar pronto para iniciarmos logo o programa de castração”, explica Ana Rita.

Sobre o crematório público para animais, a vereadora justifica a proposta por questões de higiene, visto que, ao contrário do sepultamento, a cremação destrói microrganismos que provocam doenças infecciosas, contribuindo para a redução de epidemias. “Salvador não tem locais específicos para sepultar seus animais e a cremação não contamina o lençol freático pelo necrochorume do corpo em decomposição e não submete o cadáver à exumação por outros animais”, explica.

Ana Rita também chama atenção para a necessidade de se incluir a vacina antiviral no programa de vacinação já realizado pela Secretaria de Saúde, que vacina os animais apenas contra a raiva. A vereadora diz que há uma grande necessidade de se fazer o controle efetivo de outras doenças, algumas que também afetam os seres humanos, a exemplo da leptospirose, cinomose, parvovírus e parainfluenza, rinotraqueíte, entre outras.

Campanhas educativas

Dois desses projetos são voltados para um problema recorrente no trânsito das grandes cidades, que é o atropelo de animais. De acordo com Ana Rita, a necessidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) se explica pelo fato de os animais serem abandonados nas ruas após serem atropelados, ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas.

“É comum vermos inúmeros cadáveres de animais pelas ruas e eles poderiam ter sobrevivido se nossa cidade tivesse um serviço como o Samuvet, que já existe em cidades como São Paulo, oferecido por empresas privadas”, revela. Já as campanhas educativas teriam o objetivo de conscientizar motoristas, pedestres e agentes de trânsito sobre como prevenir ou atuar em casos de atropelos.

Por fim, o sexto projeto aprovado na Câmara Municipal visa reservar uma cota da verba de publicidade da Prefeitura para veicular campanhas de educação humanitária em diversas mídias, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade soteropolitana para a necessidade de se respeitar a vida dos animais.

“Quando conscientizamos a população, sobretudo as crianças, para não maltratar os animais, é uma forma de prevenção da violência social, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e construção de uma sociedade mais justa, igualitária e de respeito a todas formas de vida”, afirma Ana Rita Tavares.

Você viu?

Ir para o topo