EnglishEspañolPortuguês

Após tratamento, tartaruga capturada por rede é libertada em Florianópolis (SC)

18 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
 Tartaruga é libertada na Barra da Lagoa após tratamento do Projeto Tamar (Foto: Arquivo Projeto Tamar)

Tartaruga é libertada na Barra da Lagoa após tratamento do Projeto Tamar (Foto: Arquivo Projeto Tamar)

Uma tartaruga de aproximadamente cinco anos de idade foi libertada no domingo (16), no Dia Internacional da Tartaruga Marinha, na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

O animal, capturado há cerca de 20 dias atrás por uma rede de pesca, sofreu afogamento e recebeu os cuidados do Projeto Tamar de Santa Catarina, que o deixou apto para retornar ao mar.

“Ela foi encontrada na praia da Penha com sinais de afogamento, e tudo indica que ela ficou presa em uma rede de pesca. Ela tinha sinais de afogamento, apatia, tossia um pouco de água. Portanto decidimos deixá-la em observação, a base de medicamentos, para precaver. Foi um tratamento para garantir que não haveria nenhuma infecção secundária, uma pneumonia, ou um problema mais sério” relata Gustavo Stahelin, biólogo e coordenador técnico do Projeto Tamar em Santa Catarina.

Segundo Gustavo, cerca de 150 pessoas acompanharam a liberação do animal. A área foi isolada com cordas para proteger a tartaruga dos curiosos, que observaram os lentos passos do bicho até o mar. Uma marca de metal foi aplicada na nadadeira do animal, para servir como identificação caso ele seja recapturado.

“Recebemos cerca de 20 a 30 tartarugas por ano com sinais de afogamento. Algumas demoram mais que as outras para retornarem ao mar, outras não conseguimos recuperar. Varia muito de animal. Porém assim que recuperadas, elas são devolvidas ao mar imediatamente” conclui o biólogo.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo