EnglishEspañolPortuguês

Direito dos animais é tema de audiência pública em Pelotas (RS)

16 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fomentar políticas públicas que garantam a defesa dos direitos dos animais no município de Pelotas (RS). Com esse objetivo, os vereadores Vitor Paladini (PSB), Roger Ney (PP) e Marcus Cunha (PDT) promoveram, na tarde de sexta-feira (14), no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública abordando o tema. A atividade, além de contar com inúmeros ativistas do movimento em defesa dos animais, teve a participação da Secretária Especial dos Direitos dos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, e do responsável pelo canil municipal, Leonardo Raffi.

Um dos proponentes da audiência, o vereador socialista Vitor Paladini falou da relação histórica dos seres humanos com os animais. Paladini ainda reforçou a necessidade de ações mais eficazes que garantam os direitos dos animais e sua proteção. Ele propõe a criação de um sistema público de saúde dos animais. “Devemos criar um SUS Animais, assim poderemos ter, de forma gratuita e de qualidade, a garantia de atendimento para os animais de pequeno, médio e grande porte. Não podemos continuar os desassistindo”, concluiu o parlamentar.

O vereador Roger Ney, ao utilizar a tribuna, relembrou as suas lutas em defesa dos animais. O parlamentar é proponente da criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais. Ele já manteve contatos com o atual prefeito, Eduardo Leite, e no seu último mandato como vereador fez diversas visitas a órgãos públicos de defesa dos animais.

Outro proponente da audiência, o vereador Marcus Cunha falou da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), de 27 de janeiro de 1978, que institui a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

A Secretária Especial dos Diretos dos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, falou dos desafios que enfrenta frente a pasta na capital gaúcha. Primeira-dama da cidade, ela e o marido, o prefeito José Fortunatti, sempre procuraram lutar pelo direitos dos animais. Umas das primeiras ações do prefeito porto-alegrense foi a criação da secretaria específica para tratar do tema. Um dos responsáveis pelo Canil Municipal, Leonardo Raffi, falou das lutas diárias para a proteção dos animais. Ele reforçou as inúmeras dificuldades de atuar sem um sistema público de qualidade para a defesa dos animais.A atividade contou, também, com a presença dos vereadores Rafael Amaral (PP), Ivan Duarte (PT), Beto Z3 (PT) e do deputado estadual Catarina Paladini (PSB).

Fonte: Câmara Municipal de Pelotas

Você viu?

Ir para o topo