EnglishEspañolPortuguês

Protetores dos animais pedem saída de secretário Claudio Cavalcanti, no Rio de Janeiro

15 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 50 pessoas ligadas a entidades de proteção dos animais realizaram, na manhã desta quinta-feira, um protesto em frete ao Centro Administrativo São Sebastião, sede da prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, e pediram a saída de Cláudio Cavalcanti da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais. Os protetores acusam o secretário de maus-tratos a gatos na Fazenda Modelo, abrigo de animais da prefeitura, em Guaratiba.

O grupo também denuncia que não tem conseguido entrar no gatil na Presidente Vargas, ao lado do Sambódromo.

“No fim de janeiro, 196 gatos foram levados do gatil para a Fazenda Modelo. Nós, protetores, fotografamos, registramos a saída e acompanhamos os animais até Guaratiba. Na volta deles, duas semanas após o carnaval, fomos impedidos de acompanhar esse retorno. E sabemos que entre 80 a 90 gatos regressaram. Ou seja, menos da metade dos animais. Queremos saber o que aconteceu com o restante”, disse Rosana Guerra.

Durante a manifestação, os protetores mostraram fotos que teriam sido tiradas há cerca de dois meses na Fazenda Modelo. As fotos revelam gatos mortos em geladeiras, animais em gaiolas com alimentos e fezes misturados, além de cães em jaulas insalubres, entre outras irregularidades.

“Essas fotos comprovam a omissão do secretário Cláudio Cavalcanti em relação aos maus-tratos aos animais. Outro problema é a quantidade de gatos em Guaratiba. A secretaria diz que há 500 animais no local. Na semana passada, fiz uma visita à Fazenda Modelo e, num galpão enorme, pude ver, no máximo, 30 gatos – contou o vereador Márcio Garcia (PR), que participou da manifestação nesta manhã ao lado dos protetores.

Os manifestantes, que se queixam de que não são recebidos pelo secretário, tentaram uma audiência, mas não conseguiram mais uma vez. No início da tarde de quinta-feira, a assessoria de comunicação da secretaria informou que Cláudio Cavalcanti seguiria para a Fazenda Modelo a fim de atender a imprensa.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo