EnglishEspañolPortuguês

Mais de cinquenta animais silvestres são encaminhados ao projeto Cereias

15 de junho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Assessoria de Comunicação da PMES
[email protected]

Assessoria de Comunicação da PMES
Foto: PMES

A Polícia Militar Ambiental encaminhou na manhã desta sexta-feira para o Projeto Cereias (Centro de Reintrodução de Animais Silvestres), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, mais cinquenta animais silvestres resultado de apreensões dos últimos dias.

Garantir a continuidade da vida para a presente e futuras gerações, é o desafio que exige a união de forças de todos. É nesse contexto que o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Unidade especializada da PMES está inserido e tem como principal objetivo a preservação da ordem pública em seu aspecto ambiental.

Interação com a comunidade

Boa parte da eficácia de suas ações está na interação com a comunidade por meio de denúncias de crimes praticados contra a natureza. No âmbito da fiscalização, muitas são as ações da Unidade como proteção de manguezais, rios, lagos, lagoas e mar territorial. Policiamento em remanescente de Mata Atlântica e Unidades de Conservação, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Preservação Ambiental dentre outras. Fiscalização de desmatamentos, aberturas de estradas em matas, corte seletivo e anelamento de árvores, fiscalização do transporte, armazenamento e industrialização de produtos e subprodutos provenientes da flora nativa como madeira, palmito, plantas nativas. Fiscalização em serrarias, fábricas de carvão e similares. Fiscalização a queimadas irregulares, da caça ilegal e da manutenção em cativeiro de animais silvestres. Desmonte de armadilhas para apanha de animais silvestres, combate a biopirataria e ao tráfico de animais silvestres, vistoria em obras e atividades poluidoras como atividades de mineração além de barragens, desvios de curso d’água, aterros em áreas de preservação, combate à pesca predatória, verificação de irregularidades em peixarias, empresas de pesca e similares, recolhimento de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, além de um intenso trabalho de educação ambiental em plena atividade.

Foto: PMES
Foto: PMES

Os animais silvestres apreendidos ou recolhidos nas Regiões Metropolitana e Serrana do Estado são encaminhados para o viveiro da 1ª Companhia com Sede em Cariacica, seguindo uma vez por semana para o Projeto Cereias em Aracruz. Os animais apreendidos e encaminhados ao Cereias recebem atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza. Desde sua fundação o Cereias já recebeu mais de 70 mil animais, 77% já retornaram à natureza, 2% foram transferidos para outros estados, 19% não resistem aos maus-tratos sofridos e chegam a óbito e 2% estão em recuperação atualmente no Centro.

Segundo o comandante da 1ª Companhia Ambiental, capitão Eliezer Pontes, na manhã desta sexta-feira (14), cinquenta animais silvestres foram encaminhados para o Centro, dentre eles vários papagaios, sabiás, canários, jabutis e até um japu que chamou muito a atenção dos policiais pela sua beleza, sendo recolhido no município de Viana após se chocar em uma vidraça de uma residência.

Para o comandante da Companhia, “o trabalho de recolhimento ou apreensão destes animais, resulta em uma grande satisfação ao vê-los durante a soltura, ganharem novamente a liberdade”. É a satisfação do ciclo completo de uma de nossas missões – finalizou.

Foto: PMES
Foto: PMES

 Região Sul do Espírito Santo

Já nesta quinta-feira (13), no município de Muniz Freire, os policiais ambientais também realizaram o recolhimento de uma maritaca encontrada por um produtor rural e batizada por ele com o nome de “Vitória”, informando que a ave estava com dificuldades de voar, sendo entregue em uma casa de ração e produtos veterinários no centro da cidade, de onde a Polícia Ambiental foi acionada.

Após o recolhimento, o animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Ufes em Alegre, sendo atendido pela veterinária especialista em animais silvestres Roberta Jorio, que em uma rápida avaliação constatou que externamente não apresentava ferimentos, mas devido a sua debilidade e apatia, poderia ter sofrido algum impacto interno, deixando-a em observação e cuidados até que ele esteja pronto para voltar a seu habitat natural.

Importante

Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas para que não mantenham animal silvestre em cativeiro e, caso queiram fazer a entrega espontânea, que procurem uma sede mais próxima para entrega ou agendamento do recolhimento, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.

Região Centro/Serrana: (27) 3336-4515,

Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151,

Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663,

Região Sul: (28) 3521-3358, 3553-2042.

E-mail: [email protected]

Você viu?

Ir para o topo