EnglishEspañolPortuguês

Justiça quer laudos dos cavalos que puxam charretes no centro de Petrópolis (RJ)

15 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ G1
Foto: Reprodução/ G1

Nesta quinta-feira (13), a justiça de Petrópolis, Região Serrana do Rio, determinou que a prefeitura apresente, com urgência, laudos sobre as condições dos cavalos que circulam nos passeios pelo centro histórico. O juiz Carlos André Spilmam, da 4ª Vara Civil, quer que seja feita uma avaliação de cada um dos cavalos que fazem os passeios nas 16 charretes, conhecidas como vitórias.

A prefeitura tem 15 dias para apresentar o laudo veterinário dos animais e em caso de descumprimento, o município pode ter que pagar multa de R$ 2 mil por dia. O juiz determinou, ainda, que a prefeitura informe, em três dias, os dados do tutor do cavalo que caiu na rua, na última terça-feira (11), e o número do microchip implantado no animal.

A ação foi movida pela Defensoria Pública que, também, pediu a suspensão dos serviços. Porém, a justiça entendeu que o caso de um cavalo não poderia prejudicar a atividade como um todo. A Prefeitura de Petrópolis informou que vai rever os contratos dos charreteiros e exigir o cumprimento de todas as normas para continuar com a concessão do serviço. Ainda, de acordo com a administração municipal, a Secretaria de Meio Ambiente, vem tomando todas as medidas cabíveis para apurar o caso.

Fonte: G1

Nota da Redação: Enquanto a prefeitura de Petrópolis não proíbe de vez essa exploração cruel, os turistas devem demonstrar responsabilidade e respeito com os animais, e não financiar, mas boicotar as charretes. Para que o pedido da Defensoria Pública seja atendido, a população precisa dar voz aos animais e cobrar a suspensão das charretes o quanto antes.

Você viu?

Ir para o topo