EnglishEspañolPortuguês

Baleias Francas se aproximam do litoral catarinense

15 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil
Foto: Paulo Flores/ICMBio/PBF-Brasil

A temporada das baleias francas na região Sul catarinense se aproxima. No início de julho, as visitantes começam a aparecer no litoral, mas é comum que algumas surjam antes deste período. Conforme a coordenadora do Projeto Baleia Franca, Karina Grock, houve dois registros no município de Torres, no litoral Norte do Rio Grande do Sul. “Esse registro foi no último sábado; aqui em nossa região ainda não contabilizamos nenhuma baleia franca”, afirma.

Karina acrescenta que através de informações de pescadores houve registro de duas baleais jubarte na região. Esta espécie se concentra no litoral Sul da Bahia e também no litoral do Rio de Janeiro, ela não é típica do litoral catarinense. “A partir de agora, se encaminhando para julho estamos em plantão à espera das baleias, sendo que em setembro é o pico, período em que o maior número de baleias se concentram na região”, comenta.

No ano passado, no mês de setembro, foram vistos, em média, 107 animais. “Mas levando em consideração que temos flutuações, em 2011, por exemplo, foram vistos no litoral 174 baleias”, completa Karina.

A contagem é realizada através de um sobrevoo no litoral, que acontece no fim do mês de julho, em setembro e no início do mês de novembro, período em que a temperada das baleias francas se encerra. Ao todo, são cinco meses. Os mamíferos se deslocam da Antártida, onde vivem, para se alimentar. Para fugir do frio extremo, as baleias buscam a costa brasileira, onde encontram águas mais protegidas e quentes. Aqui, elas se reproduzem, sendo que o tempo de gestação do animal é de um ano. No verão, não há registros destas baleias no litoral catarinense. Nos últimos dez anos ocorreu apenas um caso na região.

Fonte: Engeplus

Você viu?

Ir para o topo