EnglishEspañolPortuguês

Gripe atinge até os animais domésticos

14 de junho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O inverno está chegando e os animais expostos às baixas temperaturas e tempo seco podem ficar doentes. A gripe não dá trégua nem para os bichos. A traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como gripe canina ou tosse dos cães, é uma doença comum neste período do ano.

“Ela é altamente contagiosa, causada por um ou mais agentes infecciosos, incluindo o adenovírus canino tipo 2, o vírus da parainfluenza, bordetella, entre outros”, afirma o veterinário André Cardoso de Arruda.

Segundo ele, os sintomas são bastante parecidos aos da gripe humana: espirro, tosse seca, secreção nasal e ocular. “No inverno, o clima frio e seco favorecem o aparecimento da gripe canina. A transmissão se dá por aerossóis (tosses e espirros), tornando-se frequente em locais onde se abrigam vários animais. Como exemplos, exposições, abrigos para animais, hotéis e hospitais veterinários”, afirma André.

De acordo com o veterinário, o tratamento é simples, porém, se não for realizado precocemente a doença pode-se tornar mais severa evoluindo para uma broncopneumonia, onde o animal apresentará falta de apetite, febre, secreção nasal e perda de peso.

“É importante vacinar anualmente o cão contra a gripe. Isso sem contar que o tutor tem de se preocupar com a alimentação adequada e a vermifugação rotineira, que também contribuem para a prevenção da doença”, afirma ele.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Vacinação

De acordo com o veterinário, a vacina contra a gripe canina pode ser aplicada em cães a partir de 2 meses. Já o cão adulto deve ser imunizado um vez por ano.

Atenção aos sintomas
É importante salientar que nem sempre o cachorro que apresenta o sintoma de tosse seca está com a gripe canina. Muitas vezes este sintoma também ocorre em animais cardiopatas (animal com problemas cardíacos), particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal em seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto.

Leishmaniose
Outra imunização importante é contra a leishmaniose. Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já tem a doença.

Atenção redobrada com os filhotes

De acordo com o veterinário André Cardoso de Arruda, a vacina contra a gripe canina nos filhotes deve ser aplicada em duas doses e apenas uma dose anual para os cachorros adultos. Por isso, os tutores devem ficar atentos porque a imunização varia de acordo com a idade do animal.

As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que cuida do animal.

“Além disso, o animal tem de ser mantido em lugares limpos e secos, protegidos do vento e frio. Evite também aglomerações e contato com outros animais doentes”, afirma o veterinário.

Os animais devem ser imunizados antes de começar a frequentar as ruas, praças e onde há aglomeração de animais.

Existem muitas doenças virais que podem acometer os cachorros e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes.

As vacinas múltipla (V8 ou V10) são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.

Fonte: Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo