EUA podem declarar chimpanzés mantidos em cativeiro como animais em extinção


(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O serviço de proteção a peixes e animais selvagens dos EUA propôs colocar os chimpanzés no patamar de espécies em extinção, um movimento que colocaria exigências para o futuro uso destes animais em pesquisas médicas invasivas. Chimpanzés selvagens estão nesta lista desde a década de 1990.

O movimento surgiu em resposta a uma petição realizada em 2010 pela Sociedade Humana dos Estados Unidos, em que vários grupos se mostraram preocupados com as pesquisas biomédicas usando chimpanzés, além de seu uso como animais domésticos e em anúncios.

A regra proposta não pediria licença para manter chimpanzés como animais domésticos, nem faz referência ao uso do animal em entretenimento, apesar de que o uso seria considerado durante o período de 60 dias para avaliação, afirmou o diretor do serviços de proteção a peixes e animais selvagens, Daniel M. Ashe, ao “New York Times”.

A proposta vem, no contexto de outras medidas, tentar limitar a pesquisa invasiva em chimpanzés. A decisão depende de uma recomendação por um dos comitês dos institutos de saúde nacional do país de aposentar os mais de 350 chimpanzés que são mantidos em laboratórios.

Fonte: Yahoo Notícias

Nota da Redação: No Brasil e em quase todo o mundo, milhares de animais perdem suas vidas em experimentos cruéis, justificados por uma duvidosa relevância científica. Para o pesquisador que pratica a experimentação animal, seres sencientes se transformam em meros objetos. Felizmente há um crescente movimento da sociedade civil (entre ONGs e ativistas independentes) que pedem o fim da experimentação animal. Essa prática precisa acabar para que não apenas os chimpanzés, mas todos os cães, ratos, sapos, e outros tantos animais deixem de ser explorados para fins humanos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

FINAL FELIZ

MIGRAÇÃO

EXPLORAÇÃO

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO

AMOR

ESTUDO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>