EnglishEspañolPortuguês

Baleia Jubarte é encontrada morta no litoral sul da Bahia

13 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: IBJ / Divulgação
Foto: IBJ / Divulgação

Uma Baleia Jubarte macho com 13 metros de comprimento e peso estimado de 35 a 40 toneladas foi encontrada morta nesta quarta-feira, 12, na praia de Barra Velha, em Nova Viçosa, litoral sul da Bahia. É o primeiro caso de Baleia Jubarte em 2013. Pesquisadores do IBJ (Instituto Baleia Jubarte) se deslocaram para o local para averiguar sinais de fratura na baleia, que pode ter sido atropelada por um navio.

As suspeitas sobre o atropelamento, segundo o instituto, devem-se à presença de hemorragia intensa próxima à região dorsal e de alguns hematomas no corpo da baleia. “Nossa equipe vai examinar as vértebras e outros ossos em busca de sinais de fratura” informou a médica veterinária do IBJ, Adriana Colosio, segundo a qual o trabalho está sendo prejudicado pela dificuldade de acesso à praia.

O IBJ ficou sabendo que a baleia estava na praia no sábado, 08, mas só pode chegar ao local na segunda, 10, com uma lancha emprestada, segundo informou o diretor de pesquisa do IBJ, Milton Marcondes. “Mesmo assim foi preciso chegar perto da praia e saltar na água e carregar os equipamentos até a baleia”, afirmou o pesquisador. Outro problema que o IBJ aponta é a posição que a baleia foi encontrada – deitada, com a barriga para cima. Segundo o instituto, essa posição da baleia dificulta o exame dos ossos.

De acordo com o IBJ, de 2002 a 2005 foi registrada média de 22 encalhes da espécie por ano no Brasil; entre 2006 e 2009 o número foi de 37 animais e, em 2010, chegou a 96 ocorrências. Em 2011, foram 39 encalhes, contra 44 em 2012. As Jubartes são oriundas do hemisfério norte (de águas geladas) e migram, todo ano, para o hemisfério sul (de águas quentes), entre os meses de Julho e Novembro para acasalar e ter seus filhotes.

Segundo o IBJ, a população de baleias que tem vindo ao Brasil atualmente é de cerca de 12 mil. Censo de 2011 do IBJ, realizado entre o litoral de Sergipe e Rio de Janeiro, constatou 11,4 mil exemplares da espécie. Pesquisa de 2008 havia registrado 9.330 exemplares.

De acordo com o instituto, 95% das baleias que migram para o Brasil ficam no Parque Marinho de Abrolhos, litoral da Bahia.

Fonte: Diário de Guarapuava

Você viu?

Ir para o topo