EnglishEspañolPortuguês

Outro prefeito do Pará é acusado de exterminar animais

11 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A exemplo de Santa Cruz do Arari, o município de Tucuruí, no sudeste paraense, também foi alvo de uma campanha de extermínio de cachorros e gatos que resultou nas mesmas imagens chocantes divulgadas agora pela RBATV.

A matança dos animais domésticos naquele município, registrada em um vídeo produzido por duas crianças, em 2011, teria o aval e a conivência do prefeito Sancler Antônio Wanderley Ferreira (PPS) atual presidente da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (Amat). As imagens foram parar nas mãos do ex-vereador Tom Bonfim e do jornalista Wellington Hugles que denunciaram o crime.

Tom Bonfim oficializou a denúncia durante uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal, apresentando fotos e vídeos e cobrou providências e o fim da matança ao então secretário de Saúde do Município, Charles Tocantins. A matança parou e a responsável pelo canil do município, na época, identificada somente como veterinária Ana, foi afastada da função.

O caso teria sido abafado na imprensa local e estadual por intervenção da Prefeitura de Tucuruí que teria conseguido anular a publicação das matérias nos grandes jornais de circulação estadual, e nos principais canais de televisão, evitando um escândalo de maiores proporções.

A equipe de jornalismo do Jornal de Tucuruí através do jornalista Wellington Hugles teve acesso ao canil municipal de Tucuruí onde foram registradas diversas fotos de cachorros mortos amontoados em carrocerias de camionetes.

O ex-vereador também declarou que o prefeito Sancler Ferreira (PPS) tinha conhecimento do fato. O jornal não conseguiu contato com o prefeito de Tucuruí para que ele desse maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Outros Casos

Além de Tucuruí e Santa Cruz do Arari onde pode até ser pedido o afastamento e a prisão preventiva do prefeito Marcelo Pamplona, outras denúncias de carnificina de animais já foram registradas também com requintes de perversidade em outros municípios do Estado.

Em Jacareacanga, cães apreendidos pela Prefeitura nas ruas teriam sido queimados vivos. Em março deste ano, a população denunciou a ação da famosa ‘carrocinha’ comanda pela Prefeitura de Breu Branco, que estaria recolhendo indiscriminadamente cães e gatos nas ruas da cidade para serem abandonados vários quilômetros da área urbana, sem as mínimas condições de sobrevivência, até mesmo sem água.

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo