EnglishEspañolPortuguês

Espécie rara de tigre é registrada vivendo a -40ºC na Rússia

11 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
A espécie vive em um dos ambientes mais inóspitos da Terra, onde temperaturas podem chegar a -40ºC Foto: Reprodução / BBCBrasil.com
A espécie vive em um dos ambientes mais inóspitos da Terra, onde temperaturas podem chegar a -40ºC (Foto: Reprodução / BBCBrasil.com)

Uma equipe da BBC registrou imagens de um dos mais raros animais do mundo – o tigre-siberiano. As filmagens foram registradas durante uma expedição ao extremo leste da Rússia. Para filmá-la, foi preciso chegar a cerca de cem metros de distância dos animais e instalar câmeras ocultas.

A espécie vive em um dos ambientes mais inóspitos da Terra, onde temperaturas podem chegar a -40 graus centígrados, o que tornou as filmagens uma tarefa extremamente árdua.

O contraste de temperatura entre ambiente interno e externo era tão brutal, que as câmeras tinham que ser mantidas sempre do lado de fora, para que as lentes não embaçassem e a câmera pifasse. Outro desafio foi manter as câmeras aquecidas, pois suas baterias duravam poucos minutos nas temperaturas extremas.

O maior membro da família dos felinos é reconhecido por apresentar uma pelagem de coloração alaranjada com listras negras, e a parte inferior variando do creme ao branco. Oito subespécies de tigres foram reconhecidas, mas três foram extintas desde 1950. As outras subespécies resistem, porém estão ameaçadas de extinção (algumas criticamente). Sua coloração, tamanho, pelagem e marcas variam de acordo com a subespécie.

São distribuídas geograficamente pela Ásia. O Tigre siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo atingir até 306 kg para machos e 167 kg para fêmeas, e medir de cabeça e corpo até 280 cm, mais a cauda de até 110 cm.

Fonte: Terra/BBC

Você viu?

Ir para o topo