EUA propõem retirar proteção federal do lobo-cinzento em 48 estados


Exemplar de lobo-cinzento, animal que atualmente está na lista de ameaçados de extinção nos Estados Unidos (Foto: Parque Nacional de Yellowstone/AP)
Exemplar de lobo-cinzento, animal que atualmente está na lista de ameaçados de extinção nos Estados Unidos (Foto: Parque Nacional de Yellowstone/AP)

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (7) que apresentou para consulta pública a proposta de retirada do lobo-cinzento (Canis lipus) da lista de animais ameaçados de extinção do país, fazendo com que a proteção da espécie, atualmente em nível federal, seja transferida para os estados.

De acordo com o governo norte-americano, a exclusão do nome na lista é resultado de um trabalho de proteção e recuperação feito por quatro décadas com a espécie em 48 estados.

O governo alega que houve crescimento de 300% na população de lobos nos últimos anos graças a ações de reintrodução realizadas em regiões como as Montanhas Rochosas.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a decisão não foi bem recebida por cientistas e alguns parlmentares do Congresso. Eles afirmam que a ação é considerada prematura e dizem que os lobos precisam ser protegidos para que possam expandir ainda mais suas populações para outras porções do país.

Em um comunicado, o departamento informou que agora o lobo-cinzento-mexicano, uma subespécie do lobo-cinzento, passaria a receber uma maior atenção do governo, que trabalharia na reintrodução desses animais na natureza e na gestão das populações remanescentes.

As propostas, tanto de retirar a proteção do lobo-cinzento e a de aumentar os trabalhos de conservação de sua subespécie, foram abertas para consulta pública e devem receber opiniões por 90 dias após a publicação da proposta no diário oficial dos EUA.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMPANHIA

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL

INDÚSTRIA CRUEL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>