EnglishEspañolPortuguês

Suposta abolição de charretes: prefeitura proíbe participação de ONG no recolhimento de animais

8 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Renata
[email protected]

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ano passado, foi veiculada na internet a notícia que o Município de Queimados no Rio de Janeiro, seria pioneira na Baixada Fluminense ao abolir a tração animal. (Veja matéria aqui).

Neste último sábado a “limpeza” na referida cidade começou. Porém, a única ONG de proteção animal no Muncípio, a ProVida Animais, foi IMPEDIDA de acompanhar o recolhimento dos animais e com isso, saber o destino dos mesmos.

O recolhimento foi feito e hoje não se sabe para onde nem em que condições esses animais foram levados. Os animais precisam de todos para que essa situação seja esclarecida. Se o recolhimento dos animais doentes, machucados por anos de exploração tiveram outro fim que não ético, não podemos compactuar com tal iniciativa. Por favor, vamos enviar e-mails para a Prefeitura da cidade para que essa situação se esclareça.

Enviar seu e-mail para: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br e [email protected].gov.br

Título à sua livre escolha
Sugestão de mensagem ( melhor ainda se uma criada por você próprio, para dar mais autenticidade à reivindicação)

À Prefeitura Municipal de Queimados
Expressamos nosso integral apoio à iniciativa de se abolir o abuso sistemático de cavalos e burros no município como “animais de tração”.
Esta ignomínia precisa de fato ser encerrada imediatamente.
E congratulamos o município pelo desejo de fazê-lo, o que o tornará o primeiro município do Estado do Rio a fazer cumprir a Constituição e inibir este hediondo uso de crueldade sistemática destes animais.
Entretanto, desejamos expressar claramente a importância de que os animais então “aposentados” depois de toda uma vida de crueldade e violência diária, sejam abrigados em santuários criados com esta finalidade. Esta medida ética complementar e necessária não envolve grandes custos para o município, podendo inclusive ser financiada por iniciativas privadas.
Bem sabemos que os animais hoje “aposentados” ou considerados “inúteis” são hoje enviados para matadouros ilegais nas áreas de São Gonçalo, Itaboraí, entre outras.
O fato nos repugna. Diversos cavalos da Ilha de Paquetá já encontram o “descarte” desta forma hedionda.
O projeto em andamento do FIM das charretes de Paquetá prevê e inclui seu abrigo em área municipal, onde receberão tratamento e dignidade.
Rogamos a esta Prefeitura que aja de acordo com a ética, fazendo este belíssimo trabalho de forma INTEGRAL, o que necessariamente inclui a cessão/criação uma área onde estes animais terão uma chance de VIDA até o final de suas tristes vidas.
Qualquer coisa diferente disto é substituir um mal por outro.
Estamos atentos a esta questão.
Atenciosamente,

(seu nome)

Vamos nos unir!

Contato: Cadeia para quem maltrata animais – Facebook

Você viu?

Ir para o topo