EnglishEspañolPortuguês

Resgate de leões em circos bolivianos vira documentário

8 de junho de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

 Bam Bam, líder do primeiro grupo que foi solto; 25 leões foram resgatados e transportados de avião para santuário. (Foto: Joe Amon/The Denver Post via Getty Images)

Bam Bam, líder do primeiro grupo que foi solto; 25 leões foram resgatados e transportados de avião para santuário. (Foto: Joe Amon/The Denver Post via Getty Images)

Uma investigação secreta pela Animal Defenders International (ADI) levou, em 2009, à proibição de animais em circos na Bolívia. Foi dado o prazo de um ano para que os circos cumprissem a lei, mas muitos mantiveram os animais, incluindo leões, enjaulados em condições deploráveis.

Em 2010, com a ajuda de autoridades da Vida Selvagem da Bolívia, a ADI fez uma intervenção. Foi uma operação “épica”, e a notícia foi publicada na Anda.

Agora, o documentário “Lion Ark” pretende reviver o trabalho feito pela ADI no resgate dos animais. Esse belo filme mostra o percurso do time da ADI enquanto eles rastreavam oito circos ilegais, enfrentando os proprietários dos mesmos e correndo contra o tempo para transportar 25 leões via aérea para um santuário de animais em Colorado. As informações são do Huffington Post.

O filme começa com a cena de confronto entre resgatadores e um proprietário de circo, que está armado, e através de uma série de entrevistas e flashbacks, os espectadores podem entender como a ADI localizou o circo ilegal em uma remota cidade boliviana.

Muitas cenas mostram o resgate de leões famintos e sujos – oito deles vivendo presos em uma única jaula – e o transporte deles por 8 mil quilômetros rumo à liberdade.

Embora o filme conte com a participação de Bob Barker e Jorja Fox, atriz do “CSI”, os leões são as verdadeiras estrelas do documentário – especialmente Colo Colo, um leão de 12 anos de idade e comportamento agressivo, que havia passado sua vida inteira até então na mesma jaula minúscula.

Foto: Reprodução/ Lion Ark
Foto: Reprodução/ Lion Ark

Ele mostra as garras e ruge para os resgatadores. Quando finalmente é solto em uma jaula de espaço muito maior, em um gesto de desespero, Colo Colo se lança na direção de Jan Creamer, presidente da ADI, que o acalma oferecendo-lhe uma vasilha de água para beber. Quando todos os leões são soltos e andam na grama pela primeira vez, o espectador é brindado com um dos momentos mais comoventes do filme.

Hoje, os 25 leões – muitos dos quais passaram anos confinados em jaulas – vivem livres e em bando na área de mais de 1,2 km² do The Wild Animal Sanctuary que fica próximo a Denver, um dos mais amplos recintos de leões cativos do mundo.

“Lion Ark”, cujo título pode ser traduzido como “Arca dos Leões”, estará no circuito internacional de cinema a partir de Junho. Mas, além de leões, foram resgatados também outros animais. Veja o trailer!

Você viu?

Ir para o topo