EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Santa Cruz (RS) apoia política de proteção animal

7 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Com o objetivo de pedir apoio para o projeto que visa transformar o canil municipal em um centro de bem-estar animal, uma comitiva formada por ONGs – como a Ações de Justiça pelos Animais (Aja), Protetores de Santa Cruz do Sul e Abrigo São Francisco de Assis -, visitou o prefeito Telmo Kirst no salão nobre nesta quarta-feira (5). A iniciativa apresentada, consiste em quatro ações fundamentais para reverter o quadro de abandono e agressão dos animais: educação, castração, fiscalização e controle e adoção. A proposta inicial é levar para o centro, animais vítimas de maus-tratos, doentes e enfermos.

De acordo com a autora do projeto e voluntária da Aja, Clarice Paim Arnold, a intenção do encontro foi pedir o auxílio da Prefeitura para o cumprimento de um dever legal. “Somos conscientes das dificuldades econômicas pelas quais o município atravessa, mas este é também um problema para o qual buscamos solução”, afirma.

Durante a reunião ficou decidido que a Prefeitura fará o aporte de recursos financeiros e humanos, dentro de suas possibilidades e limitações, para que as entidades conduzam o processo no município. Para isto, uma comissão foi formada por integrantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Controle Interno, procuradoria, Administração e Comunicação Social que iniciam os trabalhos nesta segunda-feira, 10, com a primeira reunião.

Realidade
Conforme Clarice, nos últimos dois anos todas as semanas alguém liga informando não quer mais ficar com seu animal de estimação. Já a fanpage dos Protetores dos Animais de Santa Cruz, segundo Tatiane Aquino, recebe em média cinco denúncias por dia de pessoas que ameaçam matar os animais se alguma entidade não se dispuser a fazer o recolhimento. “As pessoas querem descartar seus animais como se fossem objetos. É uma sociedade que banaliza a vida”, disse. “Nosso projeto é sério, responsável e com critérios”.

Fonte: Gazeta do Sul

Você viu?

Ir para o topo