EnglishEspañolPortuguês

Semana do Meio Ambiente: proibido falar em pecuária

5 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

060613_anda dv

Na Semana do Meio Ambiente deste ano, o tema mais falado foi o lixo. A coleta seletiva aparece como o assunto mais discutido, porém há problemas maiores nem tanto mencionados nessa semana de conscientização. O lixo seco, apesar do volume crescente, pode ser reciclado. Mas o que é feito com o orgânico e com os resíduos líquidos do lixo?

A cadeia da pecuária gera imensas quantidades de lixo, além do lixo líquido – chorume, um imenso rio de excrementos que polui rios, lagos e mares, mas que nunca é falado como problema.

Todo blablablá que se ouve sobre fazer adubo, gás ou combustível são passos difíceis e praticamente impossíveis, dada a quantidade de resíduos depositados hora a hora nos córregos.
Quanto a uma atitude mais prática, que seria acabar com o consumo de carne e seus derivados, nunca é sequer ponderada, pois mexe com esquemas complexos de poder, que até mesmo a população ignorante e os ambientalistas defendem. São explorados, mas defendem com unhas e dentes!

Da mesma forma que é preciso reduzir o consumo de um modo geral e não apenas pensar em destinar o lixo seco, somente, esquecendo-se do lixo orgânico e resíduos impossíveis de se reciclar, deve-se pensar em acabar com o consumo de animais e seus derivados, que além do ético ainda prejudica toda a estrutura ambiental, gera trabalho escravo, infantil, e uma série de explorações.

Você viu?

Ir para o topo