EnglishEspañolPortuguês

Manifestantes alegam abuso policial em assembleia pacífica sobre condições dos abrigos para animais

5 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Danusia Alves (da Redação)

Foto: Pichi Chuang/Reuters
Foto: Pichi Chuang/Reuters

Ativistas pelos direitos dos animais acusaram, no último sábado, a polícia da cidade de Chiayi de abuso ao lidar com a demonstração que os defensores estavam organizando para pedir melhor tratamento aos animais do abrigo da cidade e melhores instalações. As informações são do Taipei Times.

“A Polícia da cidade de Chiayi é inacreditável – pessoas que amam a vida são chamados de ‘escravos de cachorros’ e ativistas são empurrados contra o chão como se fossem criminosos”, disse o diretor da ONG Associação Taiuanesa das Pessoas pelos Gatos e Cachorros, Huang Tai-shan.

“Estávamos apenas montando uma manifestação pacífica, pedindo para que o município melhore o tratamento e as instalações do abrigo de animais. É lamentável que tais conflitos físicos tenham acontecido”, adicionou.

Após descobrirem maus-tratos aos animais no abrigo, mais de 300 manifestantes de todo o país se juntaram em um protesto em frente à prefeitura da cidade de Chiayi, na sexta-feira.

A manifestação pacífica se tornou violenta depois que a prefeita se recusou a reunir-se com os defensores, e um segurança da prefeitura supostamente chamou os ativistas de “escravos de cachorros”, enquanto ele tentava impedi-los de entrar no edifício.

Os defensores também ficaram incomodados quando a polícia negou a Huang – que é cadeirante – o uso da rampa para chegar ao banheiro dentro da prefeitura.

Empurrões entre a polícia e os manifestantes começaram, com a alegação de que vários oficiais estavam derrubando ativistas.

“Esta é a primeira vez que vejo um tratamento tão horrível, brutal e bárbaro dado pela polícia aos manifestantes ligados à causa animal”, disse um dos defensores. “De onde vem o salário deles? De nós, pagadores de impostos”.

Três dos manifestantes foram presos durante o confronto e soltos depois de questionados.

Em resposta, a prefeita Huang Min-hui disse que o governo municipal já está trabalhando para melhorar o abrigo, e que ela “lamenta o conflito entre os ativistas e a polícia”.

“Depois que eu recebi reclamações dos ativistas em março, eu pessoalmente inspecionei o abrigo com o diretor do departamento de assuntos econômicos Chen Kuang-hsing no dia 8 de abril, e pedi para que a gerência do abrigo fizesse melhoras imediatamente”, afirmou Huang. “Eu também amo cachorros e tenho um em casa”.

Chen disse que há somente um funcionário no abrigo e que apenas um veterinário inspeciona o lugar de vez em quando, “mas estamos fazendo melhorias e encontramos um terreno maior para construir um novo abrigo”.

Você viu?

Ir para o topo