EnglishEspañolPortuguês

Cão resgatado com queimaduras de 3º grau se recupera e deve ser adotado

5 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Caramelo foi socorrido após ser resgatado em Ariquemes (Foto: Marta Regina/Arquivo Pessoal)
Caramelo foi socorrido após ser resgatado em Ariquemes (Foto: Marta Regina/Arquivo Pessoal)

Com jeito assustado, o cachorro vira-lata, de 1 ano, recebe o carinho da sua protetora Marta Regina Rosa, presidente da associação Vira-lata Feliz. Há 15 dias, ele foi resgatado no centro de Ariquemes, RO, com 20% do corpo queimado. O animal, que recebeu o nome de Caramelo, foi examinado por uma médica veterinária e foram constatadas queimaduras de 3º grau, provavelmente provocadas por óleo quente. Além da queimadura, Caramelo faz tratamento de quimioterapia, para se curar de um câncer.

Na casa onde foi recebido, o cão ainda demonstra medo quando vê algum estranho, mas ao ouvir a voz de Marta, Caramelo abana o rabo como se quisesse dizer alguma coisa. “Cachorro sente quem são as pessoas que gostam deles e que querem ajudá-los”, enfatiza.

Marta conta que há 15 dias recebeu uma ligação que denunciava o caso de um cachorro que estava com ferimentos de queimadura.  “Ele estava horrível. Pessoas que fazem uma coisa dessas, não devem ser chamadas de gente”, destaca. Depois de resgatado, o animal foi encaminhado para os primeiros socorros e, além da queimadura, um câncer foi descoberto.

Marte Regina, feliz com a recuperação de Caramelo (Foto: Eliete Marques/G1)
Marte Regina, feliz com a recuperação de Caramelo
(Foto: Eliete Marques/G1)

De acordo com a veterinária Andréa Cavalcante, que cuida dos ferimentos de Caramelo, três sessões de quimioterapia foram realizadas, além de aplicar, diariamente, pomadas nas regiões queimadas. Em dois meses o animal estará apto para adoção. “Ele já melhorou bastante, em vista de como ele chegou aqui. Vamos continuar cuidando dele, e logo estará totalmente curado, e pronto para ser recebido em um novo lar”, ressalta.

Marta explica que a associação Vira-lata Feliz existe desde 2009, tem 23 associados e faz um trabalho voluntário de resgate de animais no município. Cerca de três animais são resgatados por mês pela associação. Os bichos recebem cuidados veterinários e depois são colocados para a adoção. Segundo Marta, neste período de atividade da associação, mais de 50 animais foram adotados.

Em Ariquemes também existe o Centro de Controle de Zoonoses, (CCZ) que faz a captura de animais das ruas. Conforme o diretor da instituição, Fabio Lima, só em abril 20 animais, entre cães e gatos, foram retirados das ruas e 27 foram adotados. Os números de maio ainda não foram fechados. Atualmente 15 animais estão no CCZ para serem adotados.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo