EnglishEspañolPortuguês

ONG precisa de parceiros para concretizar projeto de assistência para animais carentes

4 de junho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

A ONG SOS Cidadania Animal de São Caetano do Sul,  criou o Projeto Oca, um acontecimento inédito na região do Grande ABC, em que uma ONG abre em sua sede um pronto-socorro para animais. “A grande preocupação é atender animais de protetores independentes e de famílias carentes, com pagamento de uma taxa mínima. Um valor simbólico que possa servir para a aquisição de medicamentos e vacinas”, comenta Ubiratan Figueiredo, presidente da ONG.

No início o que seria apenas a sede de uma entidade de proteção, vai se transformar em referência na causa animal. “Percebemos que existem milhares de adeptos à causa, em todos os setores, mas completamente desunidos. Então uma sede limitaria nosso contato a apenas aos diretores e voluntários da nossa ONG. Nosso objetivo é que a sede abrigue todos da proteção, independente das suas entidades ou se é apenas protetor”, explica o presidente.

O pronto-socorro vai funcionar sob os cuidados da Diretora Clínica da ONG, Gleici Targa. Será um local para prestar os primeiros atendimentos, principalmente quando se tratar de atropelamento, envenenamento ou animal vitima de maus tratos. “Há anos estamos na proteção e é preocupante que não há onde socorrer animais na região, a não ser com pagamento altíssimo, que não cabe no orçamento de protetores ou de famílias carentes. Um animal atropelado, muitas vezes, não recebe o atendimento inicial e morre ou tem seus membros amputados. Isso é muito triste”, fala.

Segundo o presidente, a casa que irá abrigar a OCA já foi alugada e iniciou as reformas necessárias para a adaptação ao que se propõe. “Com a parceria, poderemos terminar a reforma mais rápido, tem os custos com mão de obra e material de construção. Nosso objetivo é entregar a OCA em julho”, concluiu Figueiredo.

O Projeto
A ONG SOS Cidadania Animal de São Caetano do Sul foi fundada por iniciativa de um grupo de protetores independentes para tornar seus trabalhos mais eficazes, diante de tantos abandonos, maus-tratos e animais carentes. A ONG SOS Cidadania Animal, além da oferta de serviços de proteção igual de outras ONGs, desde sua fundação tem como meta estabelecer um ponto de referência para protetores independentes e famílias carentes, tutoras de cães e gatos. Esse ponto estaria localizado em uma casa locada na cidade de São Caetano do Sul.

A OCA
A OCA (ONG SOS Cidadania Animal) seria o porto seguro, o socorro para atendimentos emergenciais e sede da causa animal. Contamos com a colaboração de apoio médico veterinário voluntário para responder pelos procedimentos dentro da OCA. A ONG possui Diretora Clínica, a médica veterinária Gleici C. Targa.

Na OCA, simpatizantes da Causa Animal e protetores teriam, além do atendimento médico veterinário, produtos do setor a baixo custo, ajuda no socorro e resgate de animais feridos, orientações jurídicas, ponto de encontro e muito mais. Vale destacar que ainda não possui abrigo.

Por que abrir um ponto emergencial?
As ocorrências de envenenamento, maus-tratos e atropelamentos acontecem diariamente. Mas, o mais importante seria poder socorrer animais vitimas de acidentes a qualquer hora do dia e da noite. A OCA seria esse pronto-atendimento 24 horas. Funcionaria no período comercial, mas com telefone celular de emergência dos protetores voluntários da OCA, incluindo, principalmente, a médica veterinária, para socorrer animais de São Caetano do Sul vitimados nas madrugadas. A grande maioria morre, fica sem os movimentos traseiros ou têm membros amputados devido à falta de socorro imediato.

Claro, que existem hospitais veterinários na região do ABC que permanecem abertos 24 horas, mas protetores independentes e famílias carentes não possuem verba para pagamento nesses locais, que são extremamente caros.

Seja Parceiro da OCA
Para ajudar nesse trabalho de apresentação de soluções para a amenização dos sofrimentos dos animais e daqueles que os cuidam,a ONG abre espaço para que pessoas físicas ou jurídicas possam oferecer sua parcela de contribuição.

A sensibilidade para com a vida animal transforma o meio e faz a diferença entre a vida e a morte de muitos animais. Para mais informações, ligue (11) 9 7326-1156 / 7742-0587.

Em todos os eventos e releases encaminhados aos meios de comunicação serão mencionados os nomes dos padrinhos ou das empresas parceiras. Na OCA e no site da ONG, será afixado banner de divulgação com os nomes dos padrinhos.

Você viu?

Ir para o topo