EnglishEspañolPortuguês

Ibama autoriza matança de javaporcos em todo o país

4 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os javaporcos nasceram do cruzamento do javali com o porco doméstico e são animais que só andam em bando, por conseguinte, consomem grandes quantidades de alimentos e fazem algazarra por onde passam. Eles foram trazidos da Europa para a América do Sul, principalmente a Argentina e o Uruguai, e chegaram ao Brasil pelo Rio Grande do Sul.

Para conter o crescimento populacional, o Ibama autorizou o assassinato do animal em todo o território nacional. “Não é uma caça, é um controle populacional”, explica Eliseo Ribeiro, chefe do escritório do Ibama de Assis.

De acordo com o Ibama, cerca de 1,8 mil produtores rurais já fizeram o cadastro em todo o país para sair à caça desses animais.

Fonte: G1

Nota da Redação: Se a racionalidade humana não for usada para resolver questões como essa de forma ética e compassiva, de que vale a inteligência? Com empenho, estudos e discussões sobre controle populacional desses animais, não há dúvidas que seja possível adotar uma política diferente da matança. Mas, como de costume, o seu humano opta pela ação mais “simples” e, já que órgãos conseguem tirar de sobre seus ombros o peso de agir para solucionar o problema, distribuem entre uma população cruel a tarefa de exterminar uma espécie que não é responsável por seu crescimento descontrolado. O controle de populações animais indesejadas por meio da eliminação dos indivíduos tem se mostrado bastante ineficiente, além de desconsiderar o valor intrínseco da vida dos animais e considerá-los objetos disponíveis aos desejos humanos. A aprovação de tal brutalidade não é somente cruel, mas é também um crime.  

Você viu?

Ir para o topo