EnglishEspañolPortuguês

Após mobilização, gato tem argola retirada do pescoço e passa bem

3 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Felino foi capturado com armadilha (Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS)
Felino foi capturado com armadilha (Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS)

O gato com uma argola de vidro em torno do pescoço foi capturado na noite de domingo (2) em uma das ‘armadilhas’ colocadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O animal foi encontrado após uma semana de buscas, teve a argola tirada e passou por atendimento com um veterinário ainda na noite deste domingo. O felino não teve ferimentos e passa bem.

O animal estava escondido na mata, próximo ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC. A mobilização começou na terça-feira (28), quando uma estudante alertou professores sobre a situação. O gato fugia sempre que alguém se aproximava. O objetivo era levá-lo para uma clínica a fim de tirar o objeto do pescoço.

A princípio, achava-se que se tratava de uma fêmea. Porém, após a captura, foi constatado que o animal era um filhote macho. A estudante de Zootecnia Bruna Raizer, de 23 anos, disse que a argola em torno do pescoço do gato era de vidro. A hipótese é de que o animal tenha colocado a cabeça dentro de um pote e, ao tentar tirá-lo, quebrou o material e ficou com uma parte presa no pescoço. O receio era que o gato morresse sufocado à medida que fosse crescendo, já que se tratava de um filhote.

No último sábado (1), um grupo de mais de 30 voluntários, entre estudantes e funcionários, continuou as buscas pelo animal. Eles prepararam quatro ‘armadilhas’ para capturar o gato. O felino foi encontrado pelo vigia que estava de plantão na universidade, que entrou em contato com os mobilizadores.

Esta não é a primeira vez que um animal precisou ser resgatado em áreas da UFSC. Há cerca de um mês, um pit bull foi encontrado em um córrego da universidade, precisando de ajuda. Depois de dois dias, o cão foi adotado por uma pessoa que mora perto do campus.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo