EnglishEspañolPortuguês

Morrissey critica cantora Beyonce por uso de bolsa de rinoceronte

5 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

por Renata Takahashi (da Redação)

O cantor e ativista Morrissey levantou novamente na mídia o debate sobre a exploração animal.  Sua declaração criticando o uso de bolsa de  rinoceronte pela cantora Beyonce foi parar no portal UOL, no último domingo (03). Ele teria dito no palco que com essa atitude, ela é responsável pela diminuição da população desse grande mamífero africano. A repercussão se deu em vários portais internacionais que, como de costume, não exploraram o assunto da maneira como provavelmente Morrissey gostaria. Mas ainda que suas sérias declarações sejam publicadas em tom de fofoca por alguns veículos, sua atitude em relação aos animais é admirável e repercute.

Capa do clássico álbum politizado Meat is Murder, 1985, da banda inglesa The Smiths. (Foto: Divulgação)

Sempre engajado

O ex-líder dos Smiths já fez uso de sua fama e visibilidade para chamar a atenção sobre os direitos animais diversas vezes. Recentemente, ele cancelou sua participação no programa de TV Jimmy Kimmel Live! por “ativismo vegetariano”, conforme publicado na Folha de S. Paulo. Em comunicado oficial ele disse que tomou a decisão após saber que um dos convidados era a equipe do programa Duck Dynasty, reality show sobre uma família que cria produtos para caçadores de patos.

No ano passado, o cantor inglês esteve engajado em uma campanha da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) para evitar o sofrimento dos animais, controlando a população através da castração. Ele pousou em um anúncio com um gato na cabeça.

Ainda em 2012, quando esteve em Jacarta, capital da Indonésia, enviou uma carta ao ministro de Florestas, Zulkifli Hasan, pedindo o fechamento do zoológico da cidade de Surabaya, no leste da ilha de Java, cuja situação era bastante precária.

Quando sua turnê parou em San Diego, cidade sede do parque aquático Sea World, a banda de Morrissey se apresentou vestindo uma camiseta com a mensagem “Sea World Sucks”.

Em Viña del Mar, Chile, um vídeo durante a execução de Meat is murder mostrou como é feita a criação de animais que depois serão mortos.

Não foi à toa que o cantor recebeu da PETA, em 2011, o título de personalidade que mais defende os animais.

 

Você viu?

Ir para o topo