EnglishEspañolPortuguês

Secretaria Especial dos Direitos Animais realiza mais de 110 esterilizações por semana

4 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) realizou, entre os dias 22 e 27 de fevereiro, 113 esterilizações, 44 atendimentos clínicos e 16 cirurgias, sendo uma ortopédica, uma amputação, oito para retirada de tumor e três de hérnia, em animais de baixa renda, na cidade de Porto Alegre (RS). Também foi feita uma adoção, e a equipe de Fiscalização atendeu a 122 demandas do “Fala Porto Alegre – 156”.

Para continuar desenvolvendo este trabalho, há dez dias à frente da Seda, Regina Becker mantém agenda permanente de encontros com representantes de Ongs, protetores, vereadores e gestores públicos de várias cidades brasileiras em busca de informações sobre o trabalho em Porto Alegre. Para Regina, a atitude corajosa da Prefeitura de Porto Alegre mobilizou outros municípios, mesmo que alguns setores setor da administração pública ainda vejam a questão animal com certo receio.

“Não é mais possível fechar os olhos para os animais. É dever do poder público incluí-los em suas políticas públicas; é de sua competência a guarda, a proteção e a defesa dos animais”, alerta. Para Regina está na hora de o poder público romper com certas estruturas. “É preciso sair da mesmice, inventar novas formas de resolver situações e se adaptar às condições de vida de todos os seres. Nenhuma administração irá avançar se não acompanhar o hoje e planejar o amanhã.”

Aos gestores que visitam Porto Alegre, a secretária sugere que sejam criadas Sedas em todos os municípios. Não necessariamente uma Secretaria, mas um setor que crie e fortaleça, nacionalmente, uma marca, como Serviço Especial ou Serviço Executivo dos Direitos Animais vinculado às pastas da Saúde ou do Meio Ambiente. Se houver este engajamento em todo o país, mais força haverá para reivindicar junto ao governo federal a criação de uma Secretaria Especial Nacional dos Direitos Animais.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Você viu?

Ir para o topo