EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de arraias aparecem mortas em praia

3 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Arraias foram encontradas mortas em praia de Gaza e tiveram sua carne vendida num mercado. Foto: AFP/Getty Images

Mais de 200 arraias apareceram misteriosamente em uma praia na cidade de Gaza, Palestina, trazidas pelas ondas do mar. Elas foram levadas para os mercados de peixe locais para serem vendidas.

Um pescador fala em uma gravação feita no local que a época de aparição das arraias é em março, mas que esta é a primeira vez em seis anos que elas são vistas. Ele declara ainda que os animais são normalmente conseguidos no Egito e trazidos à Palestina por meio de túneis, mas isso encarece e dificulta o processo já que os animais devem ser cortados em duas partes. Ele finaliza exaltando que um pescador se faz pelas oportunidades e que “Deus proveu 220 animais ontem e amanhã pode ser que venham mais”.

Os peixes assemelham-se ao gênero manta, que pode alcançar até 5 metros de largura e pesar mais de 75 kg. Eles foram vendidas por seis ou sete shekels o quilo (entre R$ 3,20 e R$ 3,75) nos mercados locais.

Bob Rubin, da Universidade de Santa Rosa, na Califórnia, é um dos maiores especialistas mundiais em arraias e conversou sobre o caso.

“Este tipo de arraia costuma viajar em cardumes enormes formados por centenas de animais. Ela também pula para fora da água e dá um giro no ar. O que aconteceu aqui é muito estranho para mim. Trabalhei por anos no Golfo da Califórnia, onde é abundante a quantidade de arraias manta, e nunca vi um encalhe em massa como esse.”

“Os animais parecem ter sangue nas nadadeiras peitorais, o que pode ter sido provocado por terem batido contra algo – rochas, barcos, banco de areia”, pondera Rubin.

Entretanto, ele afirma que sem ter visto os peixes para procurar possíveis causas no conteúdo estomacal e na condição das guelras dos animais, ele não pode determinar o motivo do encalhe.

“Grandes ruídos subaquáticos ou emissão de sinais elétricos podem desorientar, mas isso é apenas uma suposição de minha parte”, Rubin disse.

Nota da Redação: A desconsideração humana pela vida animal aparece nessas horas, com os pescadores tratando as arraias como meros pedaços de carne e vendendo retalhos de seus corpos num mercado. Para eles, esses animais são análogos a meros frutos que caem de uma árvore, e não seres que provavelmente sofreram bastante antes de morrer encalhados na praia. Enquanto a cultura do consumo de carne continuar dominante, cenas constrangedoras como essa vão continuar acontecendo, e os animais encalhados, ao invés de socorridos e/ou devolvidos ao mar, serão mortos ou terão sua agonia apenas assistida e acabarão retalhados para serem vendidos como carne.

Você viu?

Ir para o topo