EnglishEspañolPortuguês

Somos todos 269

2 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renata Takahashi (da Redação)

Arte: Divulgação

Animais sem nome, sem rosto. Vítimas cujos corpos são usados para nos alimentar. Eles obviamente tinham desejos e sentimentos antes de suas gargantas serem feridas com brutalidade fria e calculista. É estranho nos definirmos como uma sociedade “cumpridora da lei, da moral”, e ainda massacrarmos rotineiramente seres inocentes.

A marca de número do bezerro, escolhida pela indústria para ser “269”, é para nós, um ato de solidariedade e de imortalização. Esperamos ser capazes de sensibilizar a empatia para com aqueles cujos gritos de terror e dor são apenas ouvidos por barras de aço e paredes manchadas de sangue nos matadouros.

Somos todos iguais em nosso sofrimento, e se a humanidade tem alguma chance de sobreviver e evoluir, temos de aceitar que a opressão dos fracos – justificada por gênero, raça ou espécie – não tem qualquer sentido para aqueles que não podem chorar usando a nossa língua, mas sentem dor, não menos do que nós.

Então nos perguntamos: O que vai acontecer com o indivíduo numerado “269”?
Sua vida significa menos que essa prática sanguinária?

O texto acima, traduzido da página oficial do movimento 269, foi escrito por um grupo de ativistas de Israel que, em visita a uma fazenda, viram um bezerro com um desses brincos de marcar ‘gado’, cujo número era 269. A partir de então esse se tornou o nome do movimento abolicionista pelos direitos animais que utiliza a criatividade, ferramentas audiovisuais e encenações para chamar a atenção e divulgar o veganismo (“Go Vegan! Free 269!”).

Menina mostra apoio ao movimento 269. (Foto: Juliana Andrada/ Saúde Vegana)

Eles já realizaram um protesto bastante forte, onde ativistas foram marcados de verdade com ferro em brasa. Agora, convocam uma manifestação global prevista para acontecerá no dia 21 de Março, a fim de protestar contra a escravidão animal, conforme aparece no vídeo de divulgação. No Brasil os eventos acontecerão no dia 23 de Março (sábado) e por enquanto estão confirmadas apenas as cidades de Bauru (SP) e Recife (PE). Já na página internacional do evento estão confirmadas 40 cidades de todo o mundo!

Bauru (SP) participa do evento “Somos todos 269”. (Arte: Divulgação)

Você viu?

Ir para o topo