EnglishEspañolPortuguês

Projeto ‘Gaiola Aberta’ faz soltura de 16 corujas em Cerquilho, SP

2 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Corujas foram apreendidas pela Polícia Ambiental na capital paulista. (Foto: Divulgação / Projeto Gaiola Aberta)

Na última quarta-feira (27), 16 corujas foram devolvidas à natureza. Os animais foram soltos por uma organização não governamental de Cerquilho (SP), o ‘Projeto Gaiola Aberta’.

De acordo com o responsável pela ONG, o estudante de biologia Antonio Miranda Fernandes, os animais foram trazidos da capital paulista pela Polícia Militar Ambiental, que tem parceria com o projeto para fazer o trabalho de soltura de animais. As corujas, sendo duas da espécie buraqueira e 14 da espécie coruja do mato, foram apreendidas em duas ocorrências de tráfico de animais. Elas não apresentavam ferimentos.

Segundo Fernandes, os animais silvestres não estão ameaçados de extinção, mas são protegidos por lei. Maus-tratos, captura e a manutenção das corujas em cativeiro configuram-se crimes ambientais.

O ‘Projeto Gaiola Aberta’ teve início em 2003. Atualmente, 150 animais entre araras, papagaios e maritacas vivem na sede da entidade. 90% não sobreviveriam fora das gaiolas. O estudante de biologia conta que no começo recebia apenas pássaros mutilados que eram apreendidos. Depois, passou a trabalhar com a soltura de animais sadios e que têm condições de sobreviverem sozinhos na natureza. Em nove anos de trabalho, a ONG já fez a soltura de mais de mil animais entre répteis, mamíferos e aves.

Para manter a ONG, Antonio conta que recebe apoio de amigo. Ele também faz palestras sobre conscientização em escolas e empresas.

Corujas são animais silvestres. Maus-tratos, captura e a manutenção das corujas em cativeiro se configuram crimes ambientais. (Foto: Divulgação / Projeto Gaiola Aberta)

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo