EnglishEspañolPortuguês

Cidade espanhola de Vigo proíbe os circos com animais silvestres em cativeiro

1 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Sueli Fontes (da Redação)

Foto: GTRES

A prefeitura de Vigo, Espanha, não concederá mais licenças para espetáculos circenses que incluam números com animais silvestres em cativeiro. Assim foi anunciado pelo prefeito, Abel Caballero, quem assinalou que a principal razão desta decisão é o respeito aos direitos dos animais, aparte de questões higiênicas e de que sua utilização é “depreciável” e “repugnante”.

Caballero contou que se trata de uma “demanda da dignidade” de toda a cidade que “não pode tolerar”, disse, “circos com animais enjaulados”, onde acontecem “maltratos” e condições higiênicas “lamentáveis” para os animais. Afluiu que a equipe do Governo vinha trabalhando nesta questão desde dois meses atrás e que nesta sexta entrou em vigor, quando foi negada uma solicitação de instalação de um circo na cidade.

A ONG Amigos da Terra felicitou a prefeitura pela sua decisão, que qualificou de “excelente notícia”, e sublinhou as palavras do prefeito sobre a “profunda repugnância” que produz contemplar animais silvestres mantidos em “condições antinaturais” e em “espaços insalubres”, “condenados à prisão perpétua”.

A associação ambientalista pontua em um comunicado que Vigo é o nono município da comunidade autônoma da Galiza que adota essa decisão, mas sua condição de maior cidade da Galiza dá à mesma “um caráter exemplar” que, espera, sirva de “motor” e se estenda por toda a comunidade autônoma. Também considera que boa parte dos argumentos empregados por Caballero poderiam ser aplicados ao Vigozoo, o zoológico da cidade.

Nota da Redação: A prefeitura está de parabéns pela decisão, mas deve ficar ciente de que o próximo passo deverá ser indispensavelmente a proibição de todo e qualquer animal, incluindo os domésticos, nos circos, visto que os domésticos também são escravos e sujeitos a maus tratos óbvios.

Você viu?

Ir para o topo