EnglishEspañolPortuguês

Animais morrem ao comer plástico proveniente de aterro sanitário em Taperoá (SE)

1 de março de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Moradores de um assentamento em Taperoá (Cariri, a 216 km de João Pessoa) vem registrando mortes de animais que estão ingerindo plástico proveniente do lixo acumulado nas imediações de um aterro sanitário inacabado.

Quem confirma o problema é o coordenador do assentamento, Iron Araújo Silva, que verifica as mortes sem que os bichos apresentem sintomas ou qualquer outro tipo de problema aparente.

Ele identificou pedaços de plástico em alguns dos restos mortais dos animais e supõe que vacas, bois, cabras ou porcos, tutelados por  moradores do assentamento, estão consumindo os resíduos jogados no lugar e acabam morrendo intoxicados.

Iron revela que a prefeitura não concluiu as obras do aterro sanitário, mas mesmo assim o local se transformou em um grande depósito de lixo. O coordenador esclarece que a prefeitura faz a limpeza do local, mas os resíduos coletados pelos caminhões às vezes caem dos veículos e ficam espalhados, se misturando com as rações e outros alimentos dos animais. Agora, a população pede que os gestores façam a limpeza de toda a área do assentamento e transfiram o que seria um aterro sanitário para outro lugar que já foi escolhido para essa finalidade.

De acordo com as informações do coordenador, o local tem três açudes, sendo que dois deles estão secos e outro apresenta problemas na estrutura.

Foto: Divulgação

O prefeito de Taperoá, Jurandi Farias, afirma que não há mais lixo nas imediações do assentamento e que a construção do aterro sanitário longe daquele lugar depende de impasses judiciais e ainda não tem previsão para ocorrer.

Fonte: Portal do Correio

Você viu?

Ir para o topo