EnglishEspañolPortuguês

Vídeo mostra últimos dias de primata atingido por fogo na Indonésia

22 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Um orangotango fêmea foi resgatado após incêndio em floresta de Sumatra. Gravemente ferida, ‘Green’ teve que ser sacrificada por veterinários.

Um vídeo-documentário exibido pela rede de televisão “Al Jazeera” resume em menos de uma hora os três últimos dias de vida de um orangotango ferido gravemente em incêndio que atingiu uma região de floresta da Indonésia.

De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, a primata batizada de “Green” sobreviveu a uma queimada na Ilha de Sumatra e foi encontrada próximo a um rio. O vídeo, em inglês, pode ser visto aqui:

Ela foi resgatada por agentes ambientais e levada para tratamento em uma reserva florestal. O vídeo, de 48 minutos, mostra imagens intercaladas do animal em uma cama, recebendo tratamentos, com fotos de árvores cortadas no país asiático.

A gravação termina com um barulho de tiro. O orangotango foi sacrificado por tratadores devido a uma hemorragia cerebral, que deixou paralisado o lado esquerdo de seu corpo.

O vídeo-documentário "Green: morte das florestas" mostra a orangotango "Green" recebendo cuidados de veterinário em parque da Indonésia. (Foto: Reprodução/YouTube)

Desmatamento

De acordo com a organização ambiental WWF, o desmatamento tem afetado o país de maneira intensa devido ao aumento da produção de óleo de palma – o país é um dos maiores produtores.

A Indonésia perdeu metade de sua área de florestas nos últimos 50 anos, o que significa uma ameaça à rara espécie primata. Segundo o Banco Mundial, o país é o terceiro maior emissor de CO2 do mundo.

A população de orangotangos na vida selvagem é calculada entre 50 mil e 60 mil espécimes, que são constantemente encontrados em situações de conflito ou de risco próximo a vilas ou cidades.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo