EnglishEspañolPortuguês

Leão do Circo "Las Montini" morre devido a maus-tratos

4 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Graziella Belliato (da Redação)

A ONG de proteção animal “Ecópolis” solicitou ao “Servicio Agricola y Ganadero” (SAG), a remoção imediata dos animais que vivem no circo.

Leão foi encontrado morto na jaula (Foto: Reprodução/Prensanimalista)

Depois de descoberto o cadáver de um leão em uma jaula no circo “Las Montini”, atualmente instalado na cidade de Los Andes (Chile), autoridades competentes foram chamadas para dar início a uma investigação que permitirá o esclarecimento dos fatos, segundo informações da Prensanimalista.

A ONG de defesa dos direitos dos animais “Ecópolis” solicitou formalmente à autoridade competente (SAG) a remoção imediata de todos os animais do circo “Las Montini”, pois todos eles já teriam sido confiscados devido à “guarda ilegal” no ano de 2006.

Por razões ligadas à investigação, foram devolvidos ao infrator, que continuou praticando abusos contra eles. Em 2010, os animais do circo quase morreram afogados pelas ondas do tsunami que devastou Iloca (Chile). Uma das leoas, que estava grávida, conseguiu escapar da imersão saindo do vagão em que estava. Após conquistar a liberdade, que durou muito pouco, a leoa foi morta a tiros por policiais sob o pretexto de que assim evitariam ataques às pessoas. Alguns animais foram salvos e retirados da cidade graças à solidariedade de organizações animalistas, meios de comunicação etc.

Depois da melhora dos animais – que levou meses, o circo recuperou os felinos que voltaram a ser explorados no meio circense, onde vivem confinados em locais superlotados. Florencia Trujillo, diretora jurídica da Ecópolis diz que “os animais são utilizados para reprodução sistemática, e evidentemente que para a comercialização. Sempre temos noticias de que neste circo há leoas prenhas ou filhotes. Até quando as autoridades farão vista grossa para este crime?”

A ONG solicitou à autoridade máxima regional de “SAG”, Dr. Pablo Vergara, que proceda com a remoção imediata dos animais em cumprimento da lei e do recente parecer nº46.334 (22/07/2011) da “Controladoria General de la República” que impede a que os animais fiquem sob a custódia do infrator.

Você viu?

Ir para o topo