EnglishEspañolPortuguês

Degradação de habitat ameaça Rabo-de-palha-de-bico-vermelho

30 de março de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Rabo-de-palha-de-bico-vermelho (Foto: Wikipédia)

O Rabo-de-palha-de-bico-vermelho (Phaethon aethereus) é uma das espécies que vive na zona costeira brasileira. Ele está ameaçado de extinção por causa da degradação de seu habitat, da concorrência representada pela introdução de espécies exóticas e do turismo.

Ave marinha de porte médio e hábitos pelágicos apresenta penas centrais da cauda longas e finas. Tem a plumagem do corpo branca, com o dorso rajado de negro e as pontas das asas pretas. Possui uma faixa negra na altura dos olhos e um forte bico vermelho.

A espécie se reproduz em ilhas oceânicas, entre outubro e maio, e utiliza as cavidades nos penhascos e nas rochas do solo para fazer ninhos. É monogâmica e os casais podem permanecer juntos por vários anos. A postura é de apenas um ovo, que é incubado pelo casal por 28 dias. Os filhotes permanecem no ninho por até 90 dias.

Voam sobre o mar a uma altura de cerca de 20 metros e, quando encontram a presa, se atiram num mergulho rápido e chegam a entrar na água a até 4 metros para pegar peixes-voadores e lulas.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo